Após a reunião dos 41 prefeitos do Pacto Regional, na manhã deste domingo 21 de junho, as cidades pertencentes ao Pacto intensificaram as medidas de restrição na fase laranja, devido ao aumento de casos registrados nos últimos dias. A matéria é da 94FM.
As definições pautaram-se na defesa da saúde pública e no cumprimento das diretrizes estabelecidas pela OMS, Ministério da Saúde e Comitê Estadual de Contingência. O Pacto está em consonância com as disposições gerais do Plano São Paulo e reconhece a condição de enquadramento da região sob a classificação da Fase 2 do Plano São Paulo.
Na reunião ficou estabelecido como providência imediata a ser implantada em todos os municípios integrantes do Pacto Regional, a partir de hoje dia 23, terça-feira.
1. A proibição do consumo local em bares, restaurantes e congêneres, os quais ficarão autorizados a comercializar apenas alimentos para viagem, sob sistema de delivery ou drive thru;
2. A proibição integral de funcionamento das academias;
3. A permanência do comércio aberto para atendimento ao público somente de segunda a sexta feira, em regime de 6 horas de funcionamento ininterrupto, com fechamento obrigatório aos finais de semana e feriados;
4. Cabeleireiros e barbearias devem permanecer fechados, com autorização de atender apenas com hora marcada e sem espera, um cliente por vez e somente de segunda a sexta feira, em regime máximo de 4 horas de funcionamento ininterrupto, com fechamento obrigatório aos finais de semana e feriados.
Ainda de acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Bauru, os casos confirmados, que há duas semanas representava 15% das amostras diárias, agora representam 70% das mesmas amostras. Esse aumento se deve, também, ao maior fluxo de pessoas circulando diante da flexibilização da quarentena. Portanto, se os casos não forem freados agora, a cidade entrará novamente na fase vermelha onde somente atividades essenciais, indústria e construção civil podem abrir.
Atualmente, a média de isolamento social é de 40% onde o ideal para controlar a disseminação do coronavírus é de 60%.
Fonte: Jornal do Ogunhê.