Um dos mais representativos caricaturistas brasileiros, o baiano Gilmar Machado será o patrono do 2º Salão Nacional de Humor de Avaré, programado para ocorrer de 21 de novembro a 11 de dezembro, na Biblioteca Municipal Professor Francisco Rodrigues dos Santos, no CAIC.
A abertura do evento acontece no sábado, 21, às 15h, na biblioteca. Além da exposição das caricaturas que concorrem aos prêmios do 2º Salão Nacional de Humor de Avaré, o local receberá exposição de charge, tira e cartoon, materiais vindos do maior salão de humor do Brasil realizado em Piracicaba.
Gilmar considera importante a promoção de eventos do gênero. “Avaré, em especial, tem história nesse segmento. É louvável retomar esse tipo de evento num momento em que os salões de humor diminuíram. A iniciativa estimula muita gente boa que tem afinidade com o humor gráfico e também jovens que estão começando. Faço votos e dou meu apoio para que se solidifique e tenha uma sequência gloriosa como o Salão Internacional de Humor de Piracicaba”, acrescentou.
Ele destaca a atuação de artistas avareenses. “Conheço o trabalho do Xavier, do Flávio de Oliveira, do Beto Almeida e do saudoso João Gomes. Mas não só de cartunistas importantes. Admiro também o artista plástico Edu Cardoso e a grande Djanira”, revelou.
A charge hoje no Brasil, segundo ele, atua de maneira comportada, “não tão contundente como já foi em épocas passadas”. “A charge é moderada pela linha editorial, limitando a sua verdadeira função e passando a ser uma simples ilustração editorial. Minha influência foi basicamente o trabalho dos cartunistas dos anos 1980”, concluiu.
Saiba mais
Gilmar Machado, ou simplesmente Gilmar, nasceu na Bahia e partiu jovem para São Paulo, onde começou a trabalhar numa fábrica de porcelanas. Ali aproveitava o pó branco que subia nas paredes para seus desenhos. Tempos depois se engajou no movimento sindical e desenvolveu seu trabalho como chargista em diversos jornais.
Autor de 7 livros de tiras/quadrinhos, três deles adotados pelo governo para distribuição em bibliotecas públicas, Gilmar produz para os jornais “A Cidade de Ribeirão Preto”, “Diário da Região de Rio Preto” e “Tribuna de Araraquara”, além do portal UOL onde suas tiras podem ser vistas emhttp://gilmar.blogosfera.uol.
Em março deste ano teve sua caricatura Charlie Hebdo premiada na Noruega no Prêmio Festival de Cartum, onde o tema foi o atentado contra a revista francesa Charlie Hebdo (http://gilmar.blogosfera.uol.