Caso você ainda não esteja convencido disso, a especialista apresenta 11 benefícios do sono. Confira:
1) O sono mantém seu coração saudável
"A má qualidade do sono está associada a problemas de saúde no coração, de pressão alta a ataques cardíacos", diz Paruthi. Aqui está o motivo: uma noite mal dormida pode levar a um aumento nos hormônios do estresse como o cortisol. O aumento nos hormônios de estresse obriga seu coração a trabalhar mais e aí ele não tem o descanso que necessita", explica o especialista.
2) Ajuda a prevenir os quilinhos extras
Uma boa noite de sono não irá necessariamente resultar na perda de peso, mas pode mantê-lo longe de ganhar alguns quilos extras. A insônia sobe a produção do hormônio grelina, que estimula o apetite, explica o especialista de sono Michael Breus, autor do livro "The Sleep Doctor's Diet Plan" (O Plano de Dieta do Sono do Doutor, em tradução livre). "A insônia também leva a uma diminuição do hormônio leptina", diz Breus. Mais propenso ao stress e com menos energia, a falta de sono reduz a sua capacidade de evitar alimentos não saudáveis.
3) Uma boa noite de sono reduz suas chances de bater o carro
Falta de sono reduz a capacidade de concentração. Portanto, "dirigir um carro quando você está com sono é tão perigoso quanto dirigir bêbado", diz Paruthi. Pessoas que dormem regularmente por seis a sete horas por noite são duas vezes mais propensas a entrar em um acidente do que aquelas que costumam dormir por pelo menos oito horas, diz um estudo da Fundação AAA para Segurança no Trânsito. Durma menos de cinco horas, e as chances de um acidente quadruplica, informa o estudo.
4) O sono fortalece o sistema imunológico
Quer ficar de fora da lista de lesões e ficar menos doente? Crie o hábito de descansar com qualidade para manter em "boa forma" as células e proteínas de seu sistema imunológico. Isso melhora a sua capacidade de derrotar os resfriados, a gripe e outras infecções. O sono também deixa as vacinas mais eficazes. "Depois de ser vacinado, pessoas com problemas de sono não desenvolvem a mesma resposta de anticorpos do que pessoas bem descansadas, e isso as deixam mais suscetíveis", diz Paruthi.
5) Uma noite mal dormida pode colocar seu emprego em risco
Enquanto uma boa noite de sono está ligada a uma melhor concentração e melhora do desempenho cognitivo, uma noite sem dormir faz com que você se sinta disperso e sem foco no dia seguinte. Isso coloca o seu emprego em risco. "Você está mais propenso a cometer erros no trabalho, por exemplo, mas menos propenso a corrigi-los", explica.
6) Uma boa noite de sono melhora seu desempenho sexual
Uma noite bem dormida mantém os níveis de testosterona alto, previne problemas de ereção e garante que você nunca fique exausto demais para o sexo. Se você não dorme bem, a qualidade do sexo pode cair. Pesquisas mostram que os homens que dormem menos de seis horas todas as noites têm níveis mais baixos de testosterona, explica Paruthi, e baixo nível de testosterona pode "afundar" o desejo sexual.
7) Um bom sono previne dor de cabeça
A privação do sono ajuda a aumentar a dor de cabeça, e faz você ser menos capaz de lidar com o estresse e ansiedade.
8) O sono ajuda a manter a boa forma
Dormir com qualidade é um "suplemento" esportivo da natureza, melhorando a sua velocidade, a coordenação, tempo de reação e recuperação muscular. Dormir mal atrapalha o seu desempenho na academia. Um estudo de 2013 de um instituto chamado Journal of Strength and Conditioning Research descobriu que a privação do sono reduz a força do músculo e a energia, especialmente se o treino for no final da tarde.
9) O sono melhora o humor
Pense na última vez em que você dormiu muito bem: você provavelmente acordou sentindo-se mais brilhante e otimista, e teve mais energia. "Uma noite de insônia pode torná-lo irritável no dia seguinte", diz Paruthi. A insônia pode torná-lo também vulnerável ao estresse e ansiedade. Tudo isso atrapalha uma boa noite de sono, então você fica preso em um ciclo de insônia e mau humor. O plano de fuga: vá para a cama em uma hora decente e seu ciclo voltará ao normal.
10) Uma boa noite de sono aumenta sua "tolerância" à dor
Se quiser ser mais resistente à dor, vá dormir. Essa é a sugestão de um estudo de 2012 da revista Sleep, que dividiu dois grupos: um que dormia 9 horas por noite e outro que dormia uma média de sete horas por noite. Os pesquisadores testaram por quanto tempo cada participante conseguia encostar o dedo a uma fonte de calor radiante. Pessoas do grupo de nove horas resistiu ao calor por mais tempo. Não está claro por que mais sono leva a mais tolerância à dor, mas resultados semelhantes em outros estudos sugerem que uma longa noite de sono é um analgésico potente.
11) Melhora os relacionamentos afetivos
Considerando que a privação de sono contribui para o mau humor, não é de se espantar que quem dorme mal tem mais problemas com seu parceiro, incluindo uma maior probabilidade de desentendimentos e uma reduzida capacidade de ter empatia, diz Paruthi. "Os seus hábitos de sono tem um efeito mais amplo sobre as pessoas ao seu redor do que você imagina, contribuindo para a satisfação no relacionamento e para a felicidade", acrescenta.