Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 83
A Prefeitura Municipal de Itatinga através do Departamento de Desenvolvimento Industrial, por meio de uma denúncia anônima, descobriu a adulteração do medidor de energia da CPFL nas proximidades do IBC (Instituto Brasileiro do Café) local onde residem algumas das empresas do Município de Itatinga e também algumas casas que foram doadas pela Prefeitura para munícipes.
Segundo Cristian Fernandes diretor dos Setores de Desenvolvimento de Comércio e Indústria, após serem analisados altos consumos e valores desproporcionais nas contas de energia naquele endereço, foi pedido por via de oficio aos departamentos responsáveis da CPFL e também da Prefeitura Municipal para examinarem o problema, após visita in loco pelos responsáveis, foi confirmado pelo Laudo Técnico que realmente havia a ligação elétrica clandestina, que é popularmente conhecido como Gato de Energia.
Após a verificação e o Laudo de Vistoria dos eletricistas da CPFL e da Prefeitura Municipal, foi encaminhado o processo ao Departamento Jurídico, que seguiu todos os procedimentos legais para resolução do problema. Em parceria com a Guarda Municipal, Polícia Civil e Polícia Científica,
A Prefeitura informou que foi aberto o Boletim de Ocorrência com o Laudo Definitivo emitido pela Perícia da Polícia Científica, após o Laudo, foi dada ordem pela Polícia para o corte dos cabos elétricos que roubavam a energia, sendo prontamente atendida pelos eletricistas que estavam no local representando a Prefeitura.
Em nota a Prefeitura Municipal de Itatinga informou que os prejuízos pelo roubo clandestino de energia custaram aos cofres públicos aproximadamente R$ 50 mil anuais e que está investigando a quanto tempo estava sendo cometido esse crime. A Prefeitura Municipal também informou que os valores que eram gastos com esse problema serão destinados a partir de agora aos Departamentos de Lazer e Indústria do Município e encerrou a nota com agradecimentos do Prefeito João Bosco Borges aos departamentos da Prefeitura envolvidos, a Guarda Municipal e às Policias Civil e Cientifica que trabalharam em conjunto para a resolução desse crime, declarando também que está à disposição para ajudar e fazer o possível para sanar os problemas da população, mas que não irá de maneira alguma tolerar ou cooperar com atitudes que não respeitem as leis do País e que o maior compromisso dessa Gestão é zelar pela cidade levando em conta principalmente a ética e a moral dos cidadãos itatinguenses.
Crime - Na lição do doutrinador Rogério Greco: Aquele que desvia a corrente elétrica antes que ela passe pelo registro comete o delito de furto. É o que ocorre, normalmente, naquelas hipóteses em que o agente traz a energia para sua casa diretamente do poste, fazendo aquilo que popularmente é chamado de "gato". A fiação é puxada, diretamente, do poste de energia elétrica para o lugar onde se quer usá-la, sem que passe por qualquer medidor. Dessa forma, se o agente sequer utiliza contador e faz a ligação de energia diretamente da rede, incorre nas penas do crime de furto (artigo 155, parágrafo 3º do Código Penal), cuja pena é de reclusão de um a quatro anos, e multa. O Código Penal equipara a coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico. Considera-se furto a captação clandestina de sinal.
Fonte: Jornal Sudoeste Paulista.
Notice: Undefined index: categoria in
/home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line
187