Moradores de Avaré (SP) reclamam que os banheiros públicos na cidade estão em situação precária: falta limpeza e estrutura. “Os banheiros, em 99% deles falta higiene. É uma vergonha para a cidade de Avaré sendo uma estancia turística”, afirma o aposentado Jean Carvalho. A Prefeitura afirma que os funcionários da limpeza dos banheiros públicos trabalham em esquema de plantão, inclusive nos fins de semana. O Executivo informa ainda que vai reforçar a reposição de material de higiene pessoal.
A equipe da TV TEM conferiu a estrutura de cinco prédios públicos no Centro da cidade e ouviu reclamações de moradores. Em quatro dos banheiros não tem papel higiênico e folhas para secar as mãos. Um deles, o banheiro do Largo Santa Cruz é ainda alvo de vandalismo. A fechadura da porta e os vidros estão quebrados, as paredes e o espelho estão pichados. Falta iluminação também nos banheiros feminino e masculino. “Porta não fecha, falta papel higiênico. Acho que falta estrutura por parte da prefeitura: chãos secos, papel higiênico e pelo menos uma trinca para fechar a porta”, comenta a aposentada Maria Telma.
No Mercado Municipal, local de bastante movimento, a situação também é precária: além do mau cheiro um dos mictórios não dá descarga, afirmam moradores. E como o fluxo de pessoas é grande, o espaço exige ainda mais cuidado, lembra o eletricista Luis Carlos Leite. “O banheiro é péssimo, dá para melhorar. O povo que vem de outras cidades passa aqui pelo mercadão.”
No banheiro da Praça da Matriz, descarga e torneiras funcionando, as travas nas portas estão também, mas falta papel higiênico e o cheiro é ruim, contam moradores. E no banheiro do Largo São João, quase todos os vidros quebrados, no teto há muitas goteiras e algumas próximas a fiação elétrica. “Falta higienizar, dar uma ‘caprichada’ para gente. O povo merece. Tem dias que é insuportável”, diz o construtor Antônio Pereira.
Já o banheiro da Praça Romeu Bretas, da Concha Acústica, chama atenção da população pelo lado positivo: tem acessibilidade e apoios para deficientes físicos, luz com sensor, papel estocado, a trava, a descarga e a torneira funcionam normalmente. Isso porque o local é fechado e a chave fica no posto de informações turísticas. Medidas para melhor conservação do espaço.
Ainda de acordo com o Executivo, para o banheiro do Mercado Municipal, existe um projeto, que foi enviado ao governo, pedindo verba ao Departamento de Apoio de desenvolvimento das Estâncias (Dade), para reformar todo o prédio, que inclui melhorias nos sanitários.
A Secretaria de Turismo, responsável pelo banheiro da Praça da Concha Acústica, informou que a reforma do local está em processo de licitação e o espaço será ampliado. A prefeitura pede ainda a colaboração da população, e que em caso de vandalismo o ato deve ser denunciado pelo telefone (14) 3711-2500.