PRAÇA CEL. EDMUNDO TRENCH
- Logradouro faz frente para a Escola Matilde Vieira
* Gesiel Júnior
Situada no cruzamento das Ruas Piauí e Goiás na área fronteiriça da Escola Estadual Matilde Vieira, a Praça Cel. Edmundo Trench foi assim denominada pela Lei nº 161, sancionada pelo prefeito Antônio Ferreira Inocêncio em 15 de março de 1951 para homenagear o antigo governante, um dos mais arrojados do século vinte.
O espaço hoje aberto para a praça era antes murado e servia para atividades estudantis e no seu meio havia araucárias plantadas logo após a inauguração do 1º Grupo Escolar em 1907.
Com a retirada de muros e grades, a prefeitura gramou parte da área e reservou espaços para assentos, passeios e tráfego de pedestres. Em 1957, no jubileu áureo da escola a herma do ex-prefeito Edmundo Trench, obra do escultor Luís Morrone, foi instalada no centro da praça.
Três décadas depois o logradouro teve o seu paisagismo remodelado e em 2002 o prédio da Escola Matilde Vieira foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo, estendendo teoricamente a proteção ao seu entorno.
PATRONO – Sorocabano, nascido em 1868, Edmundo Trench Júnior projetou-se em Avaré como importante liderança da República Velha. Fazendeiro, negociante de café e músico, ele administrou a cidade entre os anos de 1905 e 1911, quando construiu o Mercado, o Matadouro, ajardinou o Largo São João e ergueu a primeira escola pública que inicialmente levou o seu nome. Trench desapareceu misteriosamente durante viagem a trabalho na capital do Estado.
____________________________________________________
Legenda/fotos:
A escola vista pelo mesmo ângulo em 1934 e na atualidade.
____________________________________________________
* Texto publicado no Semanário Oficial da Estância Turística de Avaré, edição de sábado, 19 de julho de 2014