Notice: Undefined index: POS_organiza_imagem in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/models/pageModel.php on line 488
Jornal O Avaré - Vereadora Bruna Silvestre denuncia as más condições do SAMU
Notice: Undefined index: css in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/0b356d4423b613eab73940b1fc0299123e751496.file.index.tpl.php on line 102

Vereadora Bruna Silvestre denuncia as más condições do SAMU


Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 84
6894 Jornal O Avaré 05/12/2013 11:43:47

A presidente da Câmara Bruna Maria Costa Silvestre visitou nesta terça-feira, a sede do Samu em Avaré e constatou as más condições que se encontram os setores da unidade e também a situação precária que os funcionários estão trabalhando. Acompanhada por assessores e pelos jornalistas Wilson Ogunhê e Zenna Araújo, da Rádio Interativa, a parlamentar conheceu as dependências do SAMU e constatou diversas irregularidades. 
 
 
Funcionários denunciaram desde a falta de médicos, que não atende à demanda, até as mínimas situações de trabalho, como o local de descanso que se encontra em péssimas condições. É o caso também do desconforto dos sofás rasgados e os banheiros masculino e feminino que são muitos pequenos e não possuem repartição adequada para os empregados. Os servidores correm perigo com a má instalação de uma antena de televisão, que fica ao lado de fora do prédio, sendo exposta a raios. Além das más condições de estrutura, os funcionários reclamaram que estão trabalhando com botas furadas. 
 
 
As informações obtidas pela vereadora, dizem respeito à alimentação dos servidores, que não têm comida aos sábados e domingos. Nas férias eles terão que custear a refeição porque a princípio a cozinha piloto da prefeitura irá fechar a partir do dia 20 de dezembro. O Poder Executivo não envia água para os funcionários, de acordo com denúncias apresentadas à vereadora. Existe até uma espécie de escala de servidores. Eles vão diariamente buscar água no Horto Florestal ou na Associação Atlética Avareense. 
 
 
A falta de médicos também é algo que preocupa a parlamentar, pois o SAMU não possui esses profissionais para atender a população nos sábados à noite e aos domingos à tarde. De acordo com a escala de plantão que já chegou à unidade, não haverá médicos no SAMU nos dias 25 e 31 de dezembro.”Quer dizer que as pessoas não terão o direito de passar mal nestas datas comemorativas?”, questiona a parlamentar. 
 
 
O SAMU atualmente trabalha com uma UTI e 1 unidade básica no atendimento à comunidade. Segundo informações, há quatro veículos de reserva na garagem da Prefeitura, porque estão sem condições de transitar por falta de seguro, imposto pelo Ministério da Saúde. Funcionários denunciaram que uma dessas ambulâncias que estava sem a documentação exigida esteve em serviço, instalada na Interláctea, por determinação do prefeito municipal Paulo Dias Novaes Filho e o secretário Municipal de Saúde Miguel Chibani, mesmo sem o referido imposto. Caso alguma ocorrência acontecesse lá, a ambulância não ia transitar.Os servidores que trabalharam no evento receberam inclusive horas extras pelos dias que ficaram no Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel. 
 
 
Para Bruna Silvestre, é um verdadeiro descaso com a população que sofre com a falta de médicos e ambulâncias na cidade. “Se essas viaturas estão paradas por falta de seguro, como é que é liberado um veículo dessa natureza para a Interláctea? Ele transitou até o local de forma irregular e ficou parado praticamente todos os dias durante o evento. É uma verdadeira falta de respeito com as pessoas que precisam diariamente da assistência do SAMU”, completa. 
 
O SAMU também está com deficiência na área administrativa para bom andamento dos trabalhos da instituição. Existem três cargos que necessitam de urgência para serem preenchidos. Atualmente não existem as profissões de coordenador médico, gerente de base e coordenador de educação continuada. O coordenador médico tem a função de cuidar da parte administrativa, sendo o responsável geral pelo SAMU. O gerente de base responde pela documentação, pedido de materiais e RH. O coordenador de educação continuada cuida do treinamento do efetivo e os cursos de regulamentação. De acordo com informações obtidas junto aos funcionários, o preenchimento destes cargos são de fundamental importância para o trabalho desenvolvido pelo SAMU. 
 
 
Umas das situações preocupantes diz respeito à ausência de empenho para custeio das viagens feitas pelos motoristas e médicos. Os funcionários têm que pagar do próprio bolso a manutenção do veículo, caso aconteça algum imprevisto. Citaram que quando vão para Bauru e outras cidades sem empenho, não têm direito a almoço e se quebrar a ambulância, eles pagam as despesas e depois brigam para serem ressarcidos. Após ouvir às reivindicações dos funcionários, a presidente da Câmara Bruna Silvestre falou que entrará em contato com os órgãos competentes para que tomem as providências cabíveis, para melhor atendimento e estrutura da unidade que atende as cidades da região de Avaré.


Notice: Undefined index: imagens in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 141

Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 188
OUTRAS NOTÍCIAS

veja também