Notice: Undefined index: POS_organiza_imagem in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/models/pageModel.php on line 488
Jornal O Avaré - Turma de ex- atiradores do TG de Avaré ? SP reencontram depois de 52 anos.
Notice: Undefined index: css in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/0b356d4423b613eab73940b1fc0299123e751496.file.index.tpl.php on line 102

Turma de ex- atiradores do TG de Avaré ? SP reencontram depois de 52 anos.


Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 84
22662 Jornal O Avaré 24/11/2014 05:56:26

Momentos da chegada dos ex atiradores de 1962, Marcelino conserva sua buena até hoje,.

 

Reservistas de 1962.

 

Chegada do Maj. Brigadeiro do Ar e sua esposa. Ex atirador deste T. G. de Avaré.

 

 

 

 

 

Curiati 59: Orador da Turma de 1962.

 

 

Ex atiradores ocupando seus lugares na sala de instrução, mesmo local onde ocuparam em 1962.

 

Major Brigadeiro do Ar Woshington, José Carlos Pires (O Capitão da Rádio  Avaré) Sgt. Douglas.

 

Major Brigadeiro do Ar Woshington, Oswaldo dos Santos - Patinho - Sgt. Douglas

Esposas dos ex atiradores.

Local da confraternização.

Confraternização

 

Ex Atirador Marcelino Macedo e sua esposa Leila, onde recepcionaram seus irmãos de Arma.

 

 

Foi uma solenidade realizada sobre muita emoção, uma turma que na época eram 71 atiradores, reuniram se em número de 38 ex atiradores do T. G. de Avaré sábado último dia 22.

 

 

 

 

A comemoração teve inicio as 9 horas, onde o 1º Sgt. Douglas, recepcionou na sede do Tiro de Guerra de Avaré, na Rua São Paulo, ex atiradores que serviram no ano de 1962. Com a presença de uma grande celebridade para orgulho de todos: um  ex atirador que hoje é Major  Brigadeiro do Ar  (patente equiparada no exército de General de Divisão): Washington Carlos de Campos Machado, que foi recebido pela Tropa atual  do Tiro de Guerra, comandada pelo 1º Sgt. Douglas,  com todas as honrarias de direito, tratando se de um oficial General. Após algumas apresentações da tropa foi entoado a canção da Infantaria pelos atuais soldados do Tiro de Guerra de Avaré,  muitos ex atiradores se emocionaram, era notório vários deles com lágrimas nos olhos. Após o término da Formatura, os ex atiradores com seus familiares e demais presentes, foram convidados pelo Sargento Instrutor Douglas a adentrarem nas dependências da sede do T. G., que continua sendo a mesma sede onde estes ex atiradores serviram a 52 anos atrás.

 

 

 

 Após o 1º Sgt. Fazer a abertura da solenidade já na sala de instrução, foi feita a chamada dos presentes, seguidamente concedida a palavra ao orador da turma de 1962,  Dr. Paulo Salim Curiati, o soldado na época com o nome de guerra: Curiati 59, dando início a suas palavras: solicitou um minuto de silêncio em homenagem e respeito a 17 atiradores desta turma que já morreram, Curiati que é um grande orador, causou muita emoção nos presente, falou de civismo, falou sobre os dias de hoje, falou da situação preocupante das forças armadas no Brasil.  Após encerrar suas palavras o Chefe de Instrução do T. G. Sgt. Douglas, entregou a todos  os ex atiradores que participaram, um certificado da comemoração dos 52 anos de T. G., o irmão de arma Marcelino Macedo distribuiu uma camiseta a cada companheiro com os dizeres comemorativo pelo ato realizado com número que possuíam quando serviam o T. G. .   O Major Brigadeiro do Ar,  que era o nº 71, também fez uso da palavra, já muito emocionado, ratificou suas palavras dita ao Jornal O Avaré, dizendo que:  foi no Tiro de Guerra de Avaré que ele aprendeu ética e, que preserva até os dias de hoje, disse que a patente do Generalato que hoje ele ostenta, ele deve ela,  ao Tiro de Guerra de Avaré, onde ele serviu, enfatizando o nome do Sargento da época o saudoso Elpídio Noves, outros ex atiradores também fizeram uso da palavra , todos muito  emocionados, a esposas dos exs atirador Marcelino Macedo: a senhora Leila Curiati Amaral Leite de Macedo e a esposa de Flavinho Zanluchi, falaram da alegria de terem visto o empenho de seus maridos na programação do  tal evento, notaram que haviam até Rejuvenescidos, disseram  terem  ficado muito emocionadas e prometem lutar junto com eles para que se repita este evento em datas posteriores.

 

 

 Para que este evento se tornasse realidade,  vieram ex atiradores de várias partes do Brasil. Disse José Carlos Pires, vulgo: Capitão da Rádio Avaré, que esta turma é uma turma abençoada por Deus, são todos homens famílias, homens honrados e em sua maioria homens prósperos, homens que deram certo na vida.

 

A comissão organizadora: Flavinho Zanluchi, Marcelino Macedo, Sebastião Pereira, Germano  e respectivas esposas.

 

 

Após o encerramento das homenagens na Sede do Tiro de Guerra de Avaré, foi estendido  um convite a todos os  presentes para rumarem para a Casa de Veraneio do irmão de arma Marcelino Macedo, localizada na Ponta dos Cambarás as margens da represa Jurumirim em Avaré: Já no decorrer da festa, notava se os  grisalhos senhores,  relembrando suas vividas no distante ano de 1962. Tratava-se dos ex- recrutas que serviram no Tiro de Guerra 02/003 da cidade de Avaré e que se reuniram para comemorar os 52 anos passados em que, cada um seguiu caminhos diferentes e hoje recordam momentos importantes e divertidos vividos no ano de 1962.

 

Dos ex atiradores que participaram, a grande maioria  juntamente com suas respectivas esposas, alguns vindos dos mais diversos lugares longínquos do País, onde era notório as mudanças que o tempo provocou em cada um deles, todos com seus 71 anos de idade, mas também puderam constatar como as grandes amizades do passado se perpetuam no tempo.

 

 Alguns ex atiradores levaram fotos da época, tornou se muito comentado por todos os presentes que, ao se enxergarem 52 anos atrás, se emocionaram ao relembrar momentos da juventude de cada um que, em muitos casos, estava esquecido na memória.  O evento culminando com o ponto alto do encontro denominado “recordando o passado” (assuntos de Caserna) em que  “ex atiradores” falaram de suas  trajetórias da sua vida até os dias de hoje. 

 

 

Várias turmas que serviram a Pátria no Centenário Tiro de Guerra de Avaré já fizeram suas comemorações, seus reencontros, mas esta turma dos nascidos em 1943, que serviram em 1962, é a turma dos mais antigos que já realizaram tal comemoração.

 

 

 

 

 


Notice: Undefined index: imagens in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 141

Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 188
OUTRAS NOTÍCIAS

veja também