Notice: Undefined index: POS_organiza_imagem in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/models/pageModel.php on line 488
Jornal O Avaré - SP Interlactea: exposição encerra contabilizando resultados positivos
Notice: Undefined index: css in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/0b356d4423b613eab73940b1fc0299123e751496.file.index.tpl.php on line 102

SP Interlactea: exposição encerra contabilizando resultados positivos


Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 84
6252 Jornal O Avaré 22/11/2013 11:39:44

Evento, que reuniu os expoentes do disputado segmento de gado leiteiro, foi palco de torneios e julgamentos de diversas raças

 

Associações, criadores e expositores que participaram da SP Interlactea 2013 – Exposição Internacional do Agronegócio do Leite, realizada em Avaré, Interior de São Paulo, de 11 a 16 de novembro de 2013, contabilizaram grandes resultados.

Associações dos criadores das raças Gir Leiteiro, Girolando, Holandesa, Jersey, Simental e Sindi encontraram no Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel (Emapa), toda estrutura necessária para abrigar o evento, considerado um dos mais importantes da cadeia produtiva de leite.

GIR LEITEIRO – Durante a feira ocorreu a 6ª Exposição Internacional do Gir Leiteiro, além do julgamento em pista e torneio leiteiro da raça. A Grande Campeã foi a vaca Corona Sopa I FIV, do expositor e criador Amilcar Farid Yamin. Já a Reservada Grande Campeã foi Elegância FIV da Genipapo, do expositor e criador Paulo Roberto Andrade Cunha. O animal de maior destaque entre os machos foi o Grande Campeão Herms FIV Córrego Branco, do expositor e criador Paulo Ricardo Maximiano.

No Concurso Leiteiro da Raça, na categoria Fêmea Jovem (até 36 meses), o primeiro lugar ficou com Cassiana FIV Alambari, que produziu em média 49,77 kg de leite por dia. O exemplar pertence à expositora Cristina F. Diniz Gonçalvez.

Na categoria Vaca Jovem (de 36 a 48 meses), Bandeira, da expositora Maria Tereza Lemos Costa Calil, conquistou o primeiro lugar ao produzir em média 63,200 kg de leite. E na categoria Vaca Adulta (acima de 48 meses), a vaca Bruna FIV Cabo Verde, do expositor José Coelho Victor, ficou com o primeiro lugar, ao produzir em média 68,960 kg de leite.

Entre os melhores expositores da raça ficaram Amilcar Farid Yamin (1º Lugar); Leo Machado Ferreira (2º Lugar) e Herica Cristina F. Diniz Gonçalves (3º Lugar). Os melhores criadores foram Léo Machado Ferreira (1º Lugar), Herica Cristina F. Diniz Gonçalves (2º Lugar) e Amilcar Farid Yamin (3º Lugar).

GIROLANDO – A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando  realizou durante a SP Interlactea 2013 a 20ª Exposição Interestadual de Girolando e do Torneio Leiteiro da Raça. Durante o evento, os criadores José Coelho Vitor, José Carlos dos Reis e Delcio Vieira Tannus conquistaram o primeiro, segundo e terceiro lugar. Já os melhores expositores foram Delcio Vieira Tannus (1º Lugar), Fábio Jose Biazon Dias (2º Lugar) e Celso Ceravolo Paoliello (3º Lugar).

Na categoria Melhor Fêmea Jovem, a grande campeã foi a vaca Gil ¾ Haila Geneva Rancho do Ro, do criador Odilon de Rezende Barbosa Filho e do proprietário Odilon de Rezende Barbosa Filho.

Na categoria Grande Campeã, a Gil ¾ Jel R. Grande Armstead Garrafa TE, do criador José Carlos dos Reis e do proprietário Celso Ceravolo Paoliello, ficou com o título. O Grande Campeão foi o macho Gil ¾ JPZ Basileu Argeu Linda FIV, do Condomínio JPZ (Jorge Papazoglu & Outros) conquistou o título.

A campeã no Torneio Leiteiro da raça, na categoria “Melhores Vacas” foi a Beija Ocidente HPJ, do expositor Hamilton Pereira Junqueira. O animal produziu em média 94,513 kg de leite por dia. O segundo lugar ficou com a vaca Germina Benta, do expositor Bernardo Garcia de Araújo Jorge, que produziu em média 90,783 kg de leite por dia, durante a competição, e a  terceira colocada foi a vaca do expositor José Antônio da Silveira, Arieta Finest FIV da Xapetuba, com a produção média de 75,877 kg de leite por dia.

Na categoria “Melhores Novilhas”, a primeira colocação foi para Borja Wildman FIV da Xapetuba, do expositor José Antônio da Silveira, que produziu em média 56,833 kg de leite por dia; já o animal do expositor João Domingos Gomes dos Santos, a vaca Lafe 316 Aquarela FIV da Xapetuba, produziu a média de 55,833 kg de leite, ficando com a segunda colocação. Celebridade da Alcachofra Tannus, de Delcio Vieira Tannus ficou com a terceira colocação, produzindo 54,450 kg de leite por dia.

HOLANDESA – Durante a SP Interlactea ocorreu também a 45ª Exposição Nacional do Gado Holandês, da qual participaram criadores das variedades Preta e Branca (HPB) e Vermelha e Branca (HVB). 

Na variedade HPB, os expositores Regine Hana Noordegraaf; Fazenda Morro Agudo e Maria Hubertina Gerarda Henderikx Lourenço ficaram com o primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente. E na categoria Melhores Criadores os três primeiros colocados foram Fazenda Morro Agudo (1º Lugar); Maria Hubertina Gerarda Henderikx Lourenco (2º Lugar) e Jan Johannes De Boer e/ou Fernando R. De Boer (3º Lugar).

O Grande Campeão foi o touro G.C. Esteves Fausto Durham 32-Fiv, do expositor Gilberto Carvalho Esteves. A Grande Campeã foi Diamantina Roca Goldwyn Tocha T, do expositor Dirceu Antonio Osmarini, e a Grande Campeã Jovem foi Horizonte Anna 129 Windbrook Te, do expositor Jan Johannes de Boer E/Ou Fernand. Na categoria Vaca Leiteira Preta e Branca, a vaca Sinfonia Bovina Urca Powerful, da expositora Maria Hubertina Gerarda Henderik ficou com a primeira colocação.

Já na variedade HVB, o destaque na categoria Vaca Leiteira foi Bur Jr. Sayonara 1806, do expositor Hendrik de Boer e/ou Reinaldo de Boer. Na Pista, a Grande Campeã foi Bur Jr. Sayonara 1932 Te, do mesmo expositor.

O Grande Campeão foi o touro Suzamara Morango Advent-Red Te, do expositor Petrus Johannes Maria Dekkers, e a Grande Campeã Jovem foi Constentation Brilhante Debonair Alessandro, do expositor H. Dekkers e/ou Marisa.

Hendrik de Boer e/ou Reinaldo de Boer, Márcio Maciel Leite e Armando Eduardo De Lima Menge foram eleitos os Melhores Criadores da Raça Holandesa Vermelha e Branca. Já os três primeiros colocados na categoria Melhores Expositores foram Hendrik de Boer e/ou Reinaldo de Boer; Márcio Maciel Leite e Adriaan Frederik Kok.

JERSEY – A Feira também recebeu a 32ª Exposição Nacional da Raça Jersey, que contou com a participação de 128 animais. No Torneio Leiteiro Até 36 Meses, a vaca Ivana 966 Action da Maya-TE, da Cabanha da Maya, ficou a primeira colocação, produzindo 82,630 kg de leite em 2 dias. Vale destacar que este animal é recordista Nacional Jovem no primeiro parto, com 27 meses, tendo a produção de 46,385 Kg/dia.

Na categoria Acima de 36 Meses, a campeã foi Maira do Dane’s Sítio, animal do criador e expositor José Nereu Gomes, que teve produção total de 98,120 kg em 2 dias. O animal é recordista Sul Americano de Leite, com produção de 66.772Kg/dia.

O Grande Campeão da Raça foi o touro Janota 1101 Jade da Maya, do criador e expositor Cabanha da Maya. Já o Reservado Grande Campeão foi o touro Marconi Governor Jopx, do criador e expositor Agrobull.

A Campeã Júnior foi Getaway da Maya, do criador e expositor Cabanha da Maya, sendo que a vaca Jacara 1112 Reward da Maya, do mesmo expositor, ficou com o título de Reservada Campeã Júnior.

Henriqueta 801 Guapo da Maya, do criador e expositor Cabanha da Maya, foi a Grande Campeã Vaca Jovem, que também ficou com o título de 3ª Melhor Fêmea da Exposição. Já a Reservada Campeã Vaca Jovem foi Maureen Reagan Mamie da Capela Nova, do criador e expositor Fazenda Capela Nova.

O Título de Grande Campeã da Raça ficou com Ilma 453 Jade da Alvorada-Te, do expositor Terra Santa Agron. Partic. Ltda, e Tulipa 235 Jade do Cruzeiro, do expositor Cabanha da Maya, ficou com o título de Reservada Grande Campeã.

 SIMENTAL – A 5ª Etapa do Ranking Torneio Leiteiro Simental, que também ocorreu durante a SP Interlactea, contou com a participação de grandes criadores que levaram 50 animais até o Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel.

A Grande Campeã da raça foi a vaca L85, propriedade da Ouro Branco Agronegócios S/A, da fazenda Santa Andrea, de Itararé/SP, que produziu 104,330 litros de leite. Já na pista de julgamento, a campeã foi Grega, também da Ouro Branco Agronegócios S/A. A Ouro Branco também se destacou ao garantir o troféu de Melhor Criador e Expositor durante o evento.

SINDI – Durante a SP Interlactea a Associação Brasileira dos Criadores de Sindi realizou apenas o Torneio Leiteiro da Raça Sindi, que foi dividido em três categorias. Na categoria Vaca Adulta, a vaca Paz FIV da Estiva, do expositor Altair Maria Pedrosa Castilho, garantiu a primeira colocação com a média de 32,62 kg de leite por dia.

Durante a competição da categoria Vaca Jovem, a média diária de 20,46 kg de leite por dia garantiu a primeira colocação à vaca Belga FIV AJCF, do expositor Adaldio José de Castilho Filho. Já a vaca Ursulina da Estiva, do mesmo criador, produziu a média de 23,43 kg de leite por dia, e ficou com o primeiro lugar da categoria Fêmea Jovem.

EVENTOS PARALELOS – A SP Interlactea 2013 foi palco de mostras e eventos de outros animais, como os mini horses, mini jumentos, cavalos Bretões, ovinos, além da Queima do Cordeiro e grandes leilões, que agregaram valor e trouxeram mais visitantes e investidores a feira.

CAVALO BRETÃO – A 1ª Mostra da Raça Bretão e Raças Convidadas, realizada pela Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Bretão, ocorreu entre os dias 15 e 16, e contou com cerca de 20 animais das raças Bretão, Percheron, Clydesdales, Friesians, poneis e mini-pôneis, Haflingers e Gypsies, que participaram de diversas apresentações e provas de atrelagem.

MINI HORSE – Durante a SP Interlactea, a Associação Nacional dos Criadores do Mini Horse (ABCMH) realizou o 11º Campeonato Nacional do Mini Horse, conhecido pelos criadores como Etapa Avaré, com a realização de provas entre 16 e 17 de novembro de análise morfológica dos animais.

A ABCMH também trouxe para a feira uma novidade para criadores de animais miniaturas, os Miniature Mediterrean Donkey, raça que vem se popularizando nos Estados Unidos, e que no Brasil é conhecida como mini jumento, além de exemplares de mini bovinos.

OVINOS – Com o objetivo de realizar vendas de matrizes e reprodutores, a Associação Paulista de Criadores de Ovinos (ASPACO), realizou durante a SP Interlactea 2013 uma mostra que contou com cerca 100 animais.

O evento foi considerado um grande sucesso pela associação, que conseguiu concretizar uma série de vendas, além de divulgar a criação de ovinos, já que a carne do animal está cada vez mais valorizada no mercado.

BENEFICENTE – Durante a SP Interlactea foi realizado no dia 15 de novembro um almoço beneficente a duas entidades assistenciais de Avaré, a Voluntários Anônimos de Avaré (VANA) e Bom Samaritano. Cerca de 10 equipes participaram da tradicional Queima do Cordeiro, e toda renda arrecadada foi revertida às entidades. A ação contou ainda com costelas no rolete, e contou com grande público.

SEGURANÇA – Para garantir total segurança aos criadores, expositores, trabalhadores, visitantes e também aos animais, a SP Interlactea contou com uma equipe da Defesa Agropecuária do Estado (DA), que acompanhou a desinfecção do parque dias antes do início da feira, e montou um posto de atendimento que permaneceu funcionando durante todo o evento.

A Defesa Agropecuária assegurou o cumprimento da legislação sanitária, além de acompanhar a entrada dos animais no Parque da Emapa e conferir suas condições ao deixarem o recinto.

Para garantir total segurança, a SP Interlactea contou também com Brigada de Incêndio, compostas por 8 integrantes especializados e outros 7 brigadistas, além de uma Unidade Móvel de Prevenção (UMP), que atuou 24 horas por dia na vigilância contra incêndios durante toda realização da feira.

LEILÕES – Realizados pela Ruralia Eventos Rurais Ltda, através da Embral, os leilões presenciais ocorridos na SP Interlactea obtiveram grande êxito com a venda de 73 animais.

No dia 14 ocorreu o “Leilão Girolando”, com a participação de 49 animais da raça distribuídos em 43 lotes. Os valores alcançaram R$ 551,1 mil reais. No dia 15 ocorreu o “Leilão Estrelas Nacionais”, sendo que 100% dos lotes foram leiloados. O total geral foi de R$ 335,1 mil.

A feira também recebeu dois leilões virtuais, onde foram montadas salas de lances e recepção de criadores que tiveram a opção de participar de forma presencial dos certames on-line.

SOBRE O EVENTO - Mais de 1.400 animais participaram da SP Interlactea 2013. A feira foi realizada graças a parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e o Sindicato Rural de Avaré, com patrocínio da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp), Senar, Sebrae/SP, Leffers Agropecuária, GEA Farm Tecnologies, Banco do Brasil – Governo Federal e Sabesp.


Notice: Undefined index: imagens in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 141

Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 188
OUTRAS NOTÍCIAS

veja também