Notice: Undefined index: POS_organiza_imagem in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/models/pageModel.php on line 488
Jornal O Avaré - PRIMEIRO ENCONTRO DA FAMÍLIA CAVEZZALE
Notice: Undefined index: css in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/0b356d4423b613eab73940b1fc0299123e751496.file.index.tpl.php on line 102

PRIMEIRO ENCONTRO DA FAMÍLIA CAVEZZALE


Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 84
59020 Jornal O Avaré 27/11/2014 02:27:10

Brazão da família Cavezzale.

 

FAMÍLIA CAVEZZALE

 

Dias 22 e 23 de novembro ocorreu o primeiro encontro da  Família Cavezzale  em Ipaussu – S. P. na Fazenda Brilhante.

 

A grande Festa contou com a presença de 250 descendentes de Paolo Cavezzale.

 

Descendentes da saudosa educadora Avareense Hermínia Cavezzale Sampaio  que foi casada  com Mário de Almeida Sampaio, estiveram presentes na grande festa.

 

O nome CAVEZZALE origina-se do dialeto milanês, Cavedano, peixe de água doce com carne delicada e digerível, encontrada na Itália e em toda Europa.

 

Ao pesquisar a origem da Família Cavezzale, começamos por PAOLO CAVEZZALE e CHRISTINA CAVEZZALE, pais de ÃNGELO CAVEZZALE. Sendo que este se casou com CAROLINA (MASSAROTTI) CAVEZZALE. Todos italianos. Da região de Milão.

Ângelo e Carolina tiveram os seguintes filhos:  Natale Stefano Cavezzale, Giuseppe Cavezzale, Christina Cavezzale Betti, Joana Cavezzale Rodrigues, Giovanni Cavezzale, Maria Cavezzale Mella e Luiza Cavezzale.

Todos casaram, com exceção de Giovanni e Luiza, sendo que esta  faleceu aos sete anos.

 

 

 

 

 

 

 

Natale, sendo o filho mais velho, liderou a vinda da família para o Brasil. Aqui chegaram em 25 de março de 1896. A família veio por conta própria. Sem ajuda do governo. Não vieram para substituir a mão de obra escrava. E sim para trabalhar e ter um melhor meio de sobrevivência. Pois a Itália nesta época estava passando por grande crise econômica e falta de emprego. A família fixou residência na cidade de Tietê, onde já haviam amigos que também tinham vindo da Itália e viviam neste local. Natale era construtor. Tinha vinte e três anos e já trabalhara em Milão nesta profissão.  Ajudou na construção da Igreja em Tietê, e montou junto com seu irmão Giuseppe e seu pai, uma serraria. Casou-se também em Tietê, com ODILIA (PUTINATI) CAVEZZALE em 06/ 07/ 1892. Aí nasceram seus cinco primeiros filhos: Adalgisa, Ermínia, Ida, Adelina e Rogério.

 

 

 

Momentos antes do almoço.

 

Por volta de 1908, comprou terras na cidade de Ipaussu, antes denominada Ilha Grande. Eram terras virgens. O povo não tinha confiança nestas terras, pois achavam que eram terras improdutivas. E que não seria bom negócio. Mesmo assim Natale começou a desbravar as matas. Convidou várias pessoas de Tietê para trabalhar com ele, prometendo trabalho fixo posteriormente, pois o objetivo era construir uma fazenda de café. Natale e sua esposa Odília trabalharam muito para transformar um sonho em realidade. Sua persistência deu certo.  Construiu com suas próprias mãos e seu próprio projeto, uma bela casa que até hoje existe, desafiando o tempo numa persistente teimosia. Característica semelhante ao seu construtor, contradizendo a todos que a terra não eram férteis, plantou mais de trinta mil pés de cafés, entrando no mercado da época, exportar para a Europa. Concluiu a construção da casa por volta de 1912. Em Ipaussu nasceram seus três últimos filhos. Olga Maria, que nasceu numa casa alugada na antiga rua Paraná, pois houve um surto de varíola, e sua esposa Odília teve a doença, o que atrasou o andamento da construção. Em 1914 nasceu a primeira criança na casa já concluída. Seu filho Genésio. Este nascimento foi muito comemorado. Além de ser o primeiro a nascer na casa da fazenda, era um menino. Um orgulho para o pai. Que só tinha até aquele momento um filho homem. Em 1918, nasce sua filha caçula Iria.

 

 

 

 

 

Em Ipaussu, além de fazendeiro teve uma serraria e uma olaria. Era um homem com grande espírito empreendedor. Amou muito esta terra que o acolheu e lhe deu oportunidade. Não admitia que falasse mal do Brasil. Ficava inconformado com os estrangeiros que vinham para o Brasil, arrumavam emprego e depois desfazia da pátria que os havia acolhido. Era um grande brasileiro de coração. Participou tanto da vida social da cidade, como da política. Foi presidente da Câmara e Prefeito da cidade.

 

 

Já com uma posição econômica estabilizada, voltou para a Itália a passeio, levando sua esposa e três de suas filhas. A caçula com sete anos. Queria rever a pátria e apresentar às filhas a terra onde nasceu. Mas quis o destino que não voltasse para o Brasil. Sua morte prematura e repentina em 05 de agosto de 1926 foi uma triste surpresa e chocou o povo Ipaussuense. Seus restos mortais foram sepultados no cemitério de Gênova. O mesmo que anos antes havia ajudado a construir.

 

Para prestar uma justa homenagem pelo muito que fez pelo progresso da Ipaussu, foi dado o seu nome em uma das ruas da cidade.

 

(Parte de texto extraído do livro TERNAS RECORDAÇÕES de Sílvia Ferreira Pontes), Neta de Natale Cavezzale.

 

 

 

 

 

 

O tempo passa, cada um dos filhos de Natale e Odila Cavezzale, vai tomando seus rumos. De certa forma espalhando-se pelas diversas cidades do interior de São Paulo e na capital. Todos se casaram. Uma de suas filhas, professora Ermínia Cavezzale, casou-se com Mário de Almeida Sampaio. Depois de morar um tempo em Ipaussu, fixaram residência em Avaré junto com seus filhos Antonio Domingos de Almeida Sampaio, Clóvis Lázaro de Almeida Sampaio, Mário Rubens de Almeida Sampaio,  João Antonio de Almeida Sampaio, Roque de Almeida Sampaio e Maria Odila de Almeida Sampaio. Todos com a forte característica dos Cavezzale, marcada pela honra, dignidade, trabalho e perseverança. Alguns destes infelizmente já se encontram em outra dimensão.

 

Embora a família foi se dispersando, jamais perdeu o amor e união de uns para com outros. Mesmo distantes os primos procuram manter contato, muitas vezes pela facilidade da tecnologia moderna. A Internet.

Foi através deste recurso, que nos dias vinte e dois e vinte e três de novembro p.p, na fazenda Brilhante, construída pelo patriarca da família, Natale Cavezzale, houve uma grande confraternização, onde reuniu duzentos e cinquenta pessoas todos descendentes desta honrada família. Não apenas da linhagem de Natale como de todos os irmãos deste. Estavam presentes sete gerações. Foram dois dias de muita alegria. A fazenda ainda pertence a um dos netos de Natale Cavezzale. Dr. Paulo Sérgio C.Cavezzale e sua esposa Dra. Irene D Cavezzale. 

 

 

Dr. Paulo Sérgio Cavezzale e as primas gêmeas uma delas Luciana é Piloto da GOL.

 

Os anfitriões abriram não apenas a fazenda como o coração, a fim de recepcionar a todos com muito carinho, oferecendo belo almoço a brasileira no sábado, à noite uma bela pizza, acompanhada de muita música e alegria. Este show musical que abrilhantou a todos, foi feito apenas com participações dos artistas da família. Como não podia de ser, com muita música italiana. E belas apresentações também da nossa música de raiz. Antes de dar início oficial houve uma emocionante celebração de uma missa. Também uma homenagem especial à Nossa Senhora das Graças, que foi colocada numa gruta com uma fonte e bela iluminação. Certamente jorrará muitas graças sobre a família e todos os que são agregados a ela.

 

 

No domingo, o clima de festa continuou com um domingo tipicamente italiano, onde foram servidos vários tipos de massa. Tudo preparado com muito carinho .A música continuou alegrando o ambiente. A união realmente fez a força. E a presença desta grande família foi muito especial. Clóvis Lázaro de Almeida Sampaio e família, assim como Roque de Almeida Sampaio com filhos e netos, estiveram presentes, motivo de muita alegria para todos. Tivemos o prazer de presenciar as crianças dançando tarantela com muita agilidade nos pés, o que nos faz crer que esta família e suas tradições perdurarão por muito tempo. Que Deus abençoe a todos! AUGURI!

 

 

Roque de Almeida Sampaio e seu único irmão vivo: Clovis Lázaro de Almeida Sampaio

 

A história da família Cavezzale é encontrada no livro: Ternas Recordações.

De: Silvia Ferreira Pontes : Graduada em Ciências Sociais e Estudos Sociais pela Universidade São Marcos.

Foi professora de Filosofia, Sociologia, História e Geografia da EESG Rui Bloem.

Co-autora dos livros: Histórias inesquecíveis, Emoções em Família e Nós mulheres vol.7, todos da Oficina do Livro Editora.

Silvia Pontes é filha de Olga Maria a sexta filha de   Natale Stefano Cavezzale.

Clovis Omar Camargo Sampaio – Jornalista – Bisneto de Natale Cavezzale.

 

Casa sede da Fazenda construida por Natale Cavezzale - totalmente restaurada para a Grande Festa -

 

 

Clovis Lázaro de Almeida Sampaio, Roque de Almeida Sampaio e a prima Dra. Alba Campos Lavras - médica -

 

 

 

 

 

Casal de Cavezzale vindo da Itália especialmente  para a grande festa da "Grande Família"


Notice: Undefined index: imagens in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 141

Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 188
OUTRAS NOTÍCIAS

veja também