Notice: Undefined index: POS_organiza_imagem in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/models/pageModel.php on line 488
Jornal O Avaré - Prefeitura de Avaré investe mais em programas sociais
Notice: Undefined index: css in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/0b356d4423b613eab73940b1fc0299123e751496.file.index.tpl.php on line 102

Prefeitura de Avaré investe mais em programas sociais


Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 84
1287 Jornal O Avaré 08/02/2014 01:42:48

Prefeitura de Avaré investe mais em programas sociais

 

Semads amplia equipe de trabalho e muda de endereço para remodelar o setor

 

 

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads) está aprimorando sua estrutura com a ampliação do quadro de servidores especializados e com a instalação de novos centros de orientação e assistência à população avareense.

 

 

Segundo o prefeito Poio Novaes, para este ano, há a previsão de abertura de mais duas unidades do CRAS, os Centros de Referência da Assistência Social e das instalações do Centro Dia “Quero Vida”. “Nas próximas semanas a Semads mudará para o complexo do antigo Avaré Water Park, onde centralizará as suas atividades e irá dispor de dois novos veículos adquiridos para favorecer os serviços do setor”, explica o prefeito. Ele lembra que para melhorar os serviços da secretaria, o governo providenciará a contratação de dez técnicos de nível superior, cinco assistentes sociais e dois psicólogos. “São medidas que vão dar mais capacidade de atendimento aos programas sociais do município”, diz.

 

CENTRO DIA

Em breve o Centro Dia “Quero Vida” agregará qualidade no atendimento já ofertado às pessoas idosas na Vila Dignidade. A futura unidade acolherá idosos com necessidades especificas e que não podem contar durante o dia com o auxilio de seus familiares.

 

 

O Centro Dia, a ser inaugurado em maio, está entre as prioridades da Semads, que já cuida da compra dos equipamentos necessários, bem como do planejamento referente aos procedimentos de avaliação e inclusão dos usuários que necessitarem do serviço.

 

            CRAS

Atualmente a cidade conta com dois CRAS: o do Bairro Bonsucesso (no antigo Centro Comunitário Bandeirantes) e outro na Brabância, agora em ala pertencente ao extinto Hospital Geral. Ambos atendem famílias de áreas próximas à sua localização.

Outros dois Centros de Referência da Assistência Social serão instalados no Jardim Vera Cruz e no Jardim Presidencial. Os novos CRAS assumem a tarefa de acolher e acompanhar famílias em situação de vulnerabilidade social (beneficiárias do Bolsa Família) e indicam cursos profissionalizantes, através do encaminhamento ao PRONATEC, cursos de capacitação profissional promovidos no Instituto Federal (IFSP), bem como grupos de convivência e oficinas socioeducativas, realizadas em suas próprias sedes.

 

 

PROTEÇÃO CONTRA RISCO SOCIAL

Outra ação fundamental da Semads é a de assistir pessoas em situação de risco social, vitimas de violência e/ou violação de direito. As unidades que realizam esse serviço são os Abrigos Municipais (Casa Transitória, Casa Abrigo Feminino e Masculino), os quais acolhem crianças e adolescentes de ambos os sexos, que por razões extremas são retirados do convívio familiar, após determinação judicial e/ou intervenção do conselho tutelar.

 

 

A pasta conta também com o Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS, o qual oferta os serviços de proteção e atendimento especializado a famílias e indivíduos; de proteção social a adolescentes em cumprimento de medida sócio-educativa com liberdade assistida (LA) e de prestação de serviço a comunidade (PSC); serviço de proteção social especial para pessoas com deficiência, idosos e suas famílias.

 

CONVÊNIOS

Para assistir pessoas em situação de rua, a Semads iniciou no fim de 2013 um plano de atendimento em parceria com o Conselho de Obras Sociais de Avaré (COSA). São abordagens sistemáticas nas ruas feitas por uma equipe liderada por uma assistente social, que atende, orienta e propõe a estas pessoas darem entrada no Albergue Municipal, também denominado “Casa de Passagem”. Lá, oferecem tratamentos na área da saúde, reaproximação familiar, sob orientação de psicólogos e assistentes sociais, além da regularização de documentos pessoais com o objetivo de que se desliguem em definitivo das ruas.


Notice: Undefined index: imagens in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 141

Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 188
OUTRAS NOTÍCIAS

veja também