Notice: Undefined index: POS_organiza_imagem in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/models/pageModel.php on line 488
Jornal O Avaré - Os Fatos & as Fotos (o que rola por aí)
Notice: Undefined index: css in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/0b356d4423b613eab73940b1fc0299123e751496.file.index.tpl.php on line 102

Os Fatos & as Fotos (o que rola por aí)


Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 84
11836 Jornal O Avaré 17/12/2015 08:23:56

Os Fatos & as Fotos (o que rola por aí)

colunistacarloscam@gmail.com

por: Carlos "Cam" Dantas

 

Eleição para o Conselho Tutelar de Avaré: Nova classificação poderá ser contestada na Justiça

 

Um novo pleito eleitoral para apontar os cinco Conselheiros Tutelares do Município de Avaré e seus cinco suplentes foi realizado no último domingo, 13, nas escolas “Dona Anna Novaes de Carvalho” e “Salim Antônio Curiati”, já que a eleição ocorrida no dia 4 de outubro passado foi anulada em razão dos recursos apresentados pelos candidatos desclassificados sinalizando diversas irregularidades (ainda que Ações na Justiça, contrárias a medida, tenham sido impetradas pelos eleitos estando no momento aguardando manifestação do judiciário). Um dos atos ilegais indicava a verdadeira “muvuca” que se formou dentro e fora do local de votação em razão do surpreendente número de eleitores, tendo como fato gerador a inoportuna atuação de cabos eleitorais com o transporte gratuito de votantes (os tais votos de “cabresto”) que, em tese, são impedidos por Lei específica.

 

A divisão por ordem alfabética e mais um ponto eleitoral facilitou o trabalho de mesários e cidadãos que foram votar, assim como uma melhor fiscalização inibiu a presença acintosa dos “pedintes” de voto defronte as sedes, como também de vans que transportavam eleitores. Pelo menos não estacionaram na porta das escolas descaradamente e os tais políticos que “trabalhavam” para determinados candidatos tiveram que se posicionar nas esquinas acima, lugar não muito ideal para sua atuação. Todavia, várias reclamações ocorreram, inclusive quanto ao transporte de eleitores via mototaxi, de difícil comprovação por sinal. Outras delas apontavam para as escolas designadas para sedes eleitorais como sendo muito distante do centro da cidade, particularmente a EMEB “Antônio Salim Curtiati”, que por sinal recebeu um maior número de eleitores; da letra “F” até “Z” e com 6 salas ocupadas.

 

“Não seria ato de bom senso visando atingir o objetivo proposto com maior sucesso se as escolhidas tivessem sido as Escolas “Coronel João Cruz” e “Maneco Dionízio”? (Ou a FREA?)”. Fica a sugestão para 2019.

 

Outras medidas tomadas pela Comissão Eleitoral formada por Renata Cristiane Roman, Jéssica Amanda Faria, Gilberto Dias Soares, Sandra Cristina Gomes, foram às impugnações das mesárias Lídia de Fátima Murbach e Nelze Brizola Ribas Bruno [esposa do ex-prefeito Wagner Bruno], com fundamento no Inciso I do artigo 91 da Lei Municipal nº 150/2011 onde consta que “Não podem atuar como mesários e escrutinadores: I – candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau; II – cônjuge ou companheiro de candidato; e III – pessoas que notoriamente estejam fazendo campanha para candidato”.

 

Dos 48 candidatos inscritos para a eleição anterior (04/10/2015), 29 permaneceram na disputa (13/12/2015) sendo que 19 pessoas desistiram.

 

A apuração de votos ocorreu no domingo mesmo, mas a divulgação oficial do resultado será através de publicação no Semanário Oficial do Município nesta sábado, 19, quando, inclusive, eventuais recursos, se impetrados, serão tornados de conhecimento público, tudo em nome da Lisura do Processo Seletivo de escolha dos Conselheiros Titulares que tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2016 para um mandato de 4 anos.

 

Contudo, extraoficialmente, foi dado conhecimento das cinco Conselheiras Tutelares eleitas num universo aproximadamente de 500 votantes, número quase 60% menor que aquele da eleição anterior. São elas:

 

Gislene Cristina Paulo Hersequenrath;

Márcia Cristina Dias Batista Mariano;

Ana Paulo Tibúrcio;

Marta Luzia Andrade Noronha Prado;

Bianca Cristina Viana Gambini.

 

 

E como Conselheiras Tutelares Suplentes:

 

Rosana da Silva Ferreira;

Jandira da Silva André;

Gerson de Souza;

Andréia Brizola Cavalheira;

Márcia Regina do Almeida Prado.

 

 

A Região da Represa votou nº 33 – Márcia Cristina, representante do bairro Costa Azul. A Candidata nº 12 – Gislene (Foto) também fez campanha no bairro, portanto foi muito bem votada. Às duas conselheiras tutelares eleitas, nossos votos de um profícuo e elogiável trabalho.

 

 

Eventuais prejudicados prometem recorrer à justiça

 

Mas nem tudo são flores para o lado daqueles que conquistaram o cargo de Conselheiro Tutelar. Isso porque três dos candidatos eleitos na disputa de 4 de outubro; pois negaram que não tiveram nenhuma participação nas irregularidades apontadas; recorreram à justiça e aguardam decisão em 1 ª Instância. Portanto, novidades podem vir à tona até 10 de janeiro de 2016, dia da posse daqueles ora eleitos. Também não se deve descartar que novas ações judiciais de cunho reparatório eventualmente possam ser impetradas pelos candidatos que estão se sentindo, agora, duplamente prejudicados:

 

- Andréia Brizola Cavalheira, antes 2ª colocada eleita no posto de Conselheira Titular, atualmente 4ª colocada suplente e Rosana da Silva Ferreira, antes 4ª colocada eleita no posto de Conselheira Titular e atualmente classificada como 1ª Conselheira Suplente.

 

“Voltaremos ao assunto. Vamos aguardar os desdobramentos, pois com certeza virão, ‘à galope’.

 


Notice: Undefined index: imagens in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 141

Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 188
OUTRAS NOTÍCIAS

veja também