Notice: Undefined index: POS_organiza_imagem in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/models/pageModel.php on line 488
Jornal O Avaré - Jovens veem poder na violência?, diz juiz sobre furto em escola de Avaré.
Notice: Undefined index: css in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/0b356d4423b613eab73940b1fc0299123e751496.file.index.tpl.php on line 102

Jovens veem poder na violência?, diz juiz sobre furto em escola de Avaré.


Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 84
2576 Jornal O Avaré 15/05/2014 06:01:00

Juiz Marcelo Salmaso assiste o vídeo.

 

 

 

Jovens veem poder na violência’, diz juiz sobre furto em escola de Avaré.

 

 

A ação de crianças e adolescentes em uma escola de Avaré  chamou a atenção de especialistas em comportamento. As imagens registradas pelas câmeras de segurança da unidade mostram os menores com idades entre 6 e 14 anos furtando e depredando a unidade escolar.

 

 

Para o juiz Marcelo Salmaso, que desenvolve um projeto chamado ‘Justiça Restaurativa’ em Tatuí, a situação mostra que os jovens querem mostrar poder e reconhecimento social por meio da violência. Já a psicóloga Sueli Esteves chama a atenção para que os pais fiquem atentos aos filhos.

 

 

A ação na escola Professor Eruce Paulucci, no Bairro Plimec, ocorreu durante o fim de semana prolongado pelo feriado de 1º de maio, quando a escola ficou fechada. O furto e depredação foram descobertos na segunda-feira (5) quando funcionários chegaram para trabalhar.

 

 

O juiz assistiu as imagens do circuito de monitoramento da escola. Ele diz que a escola e os pais dos alunos precisam fazer um trabalho conjunto para que as crianças sintam-se parte da sociedade. Para ele só a punição não conscientiza nem educa os autores. “Esses adolescentes e crianças, como tantos outros jovens, por uma série de circunstâncias estão encontrando um lugar de poder e de reconhecimento social por meio da violência e da transgressão. A solução de uma situação como essa, como de tantas outras, deve partir de um trabalho restaurativo. É preciso promover a reflexão desses jovens para que eles compreendam o erro que estão cometendo. Isso deve acontecer a partir de um procedimento próprio para isso e, dentro dessa reflexão, nós trazemos a solução para esse problema. E essa solução implica a reparação de todos os danos que eles causaram”, comenta.

 

 

De acordo com o conselheiro tutelar Luiz dos Santos Netto, de Avaré, a ação das crianças pode até ser uma brincadeira, mas a possibilidade do ato ser algo bem mais grave incentivado pelos dois adolescentes não pode ser descartada. “Se contatada que essas crianças estão em risco social ou vulnerabilidade serão tomadas outras providências. Até mesmo poderá esse procedimento voltar para o juiz da infância para pedir o afastamento dessas crianças do convívio dos responsáveis tendo em vista que eles não estão cumprindo com aquilo que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que é proteção aos menores”,

 

 

Na escola onde ocorreu o ato infracional a rotina dos alunos já voltou ao normal. Os pais ficaram assustados com a ação e foram chamados para uma reunião geral. A direção vai acompanhar um dos meninos de sete anos que aparece nas imagens da invasão. Ele seria o único do grupo que estuda no local. “Como educadora, isso me preocupa.  Apenas um é daqui da escola, mas a gente já tomou as devidas providências para encaminhar essa criança a um psicólogo”, diz a diretora Zeni da Silva Soares.

 

 

A psicóloga Sueli Esteves afirma que as crianças os pais e responsáveis devem estar atentos às crianças. Segundo ela, elas dão sinais de alteração de comportamento. Além disso, o ambiente em que vivem, as companhias e até a atitude de pais e irmãos podem influenciar a ação delas.  “Uma criança começa a furtar objetos da escola ou de um amigo sem ele ver. A mãe, às vezes, não tem uma visão de que aquilo pode ser um risco para o futuro. Outro fato para ficar atento é quando se percebe que a criança não ter compaixão. Esses são alguns sinais de que alguma coisa não está muito bem adequada para essa criança”, destaca.

 

 


Câmeras instaladas na escola flagraram quando os menores entraram pelo pátio depois de pularem o portão. De acordo com a polícia, os envolvidos são três crianças - uma de 6, duas de 7 anos-, e dois adolescentes de 14 anos. Eles colocaram as camisetas no rosto para não serem identificados.

 

 

As gravações mostram quando eles vão de sala em sala a procura de objetos. Um dos menores vira várias câmeras para que não apareçam nas imagens. Outro chega a jogar insetos na lente com o mesmo objetivo. Eles arrombam salas e armários de professores onde pegam materiais escolares como lápis de cor, caderno e borracha, além de 20 pares de calçados que seriam distribuídos para os alunos e bolas de futebol.

 

 

A partir das imagens, a Polícia Civil identificou as crianças e adolescentes. Em depoimentos, acompanhados pelos pais, eles também confessaram ter furtado R$ 150 em dinheiro que foi usado para comprar pastéis, doces e sorvetes. Já os objetos furtados foram devolvidos pelos pais dos menores e apreendidos pela polícia.

 

 

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) ainda investiga o ato infracional. A polícia aguarda os laudos da perícia, que devem ficar pronto nos próximos dias. O inquérito será encaminhado ao juiz da Vara e Infância do município. Depois da apuração do juizado, as crianças de 6 e 7 anos devem ser encaminhadas ao Conselho Tutelar. Elas e as famílias deverão ter acompanhamento específico da equipe do conselho. Se os outros dois envolvidos, os adolescentes de 14 anos, forem penalizados, poderão cumprir uma medida socioeducativa estabelecida de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).


Notice: Undefined index: imagens in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 141

Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 188
OUTRAS NOTÍCIAS

veja também