Notice: Undefined index: POS_organiza_imagem in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/models/pageModel.php on line 488
Jornal O Avaré - Jovens da Fundação CASA ingressam em Etecs na primeira lista
Notice: Undefined index: css in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/0b356d4423b613eab73940b1fc0299123e751496.file.index.tpl.php on line 102

Jovens da Fundação CASA ingressam em Etecs na primeira lista


Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 84
9108 Jornal O Avaré 22/07/2014 08:35:52

Adolescentes de seis cidades do estado cursarão uma formação técnica; aulas devem começar ainda neste mês

 

Dez adolescentes internados em seis centros socioeducativos da Fundação CASA nas cidades de Batatais, Botucatu, Campinas, Taquaritinga, Araçatuba e Itaquaquecetuba (na Região Metropolitana de São Paulo) comemoram a possibilidade de cursar uma formação técnica. Eles passaram nos Vestibulinho para Escolas Técnicas Estaduais (Etecs).

 

 

Em comum está o esforço que se refletiu na aprovação na primeira lista de chamada dos estudantes classificados. As aulas, para a maioria, começam ainda em julho. Aqueles que ainda estiverem cumprindo medida socioeducativa de internação quando elas iniciarem, terão autorização judicial para frequentar as aulas, discretamente acompanhados por agente de apoio socioeducativo.

 

 

Exemplo da dedicação aos estudos está nos dois adolescentes do CASA Botucatu que passaram nos cursos técnicos de Enfermagem e Administração, respectivamente, em 7º e 13º lugares. Os jovens estudarão na Etec local. “Os rapazes estudaram muito para essa prova. Para ajudar na preparação, faziam as provas de edições anteriores dos Vestibulinho”, contou o diretor do centro, Jovelino Pereira Carriel.

 

 

Segundo o diretor, desde que saíram da sala de aula onde prestaram a prova, em junho, os adolescentes tinham certeza da boa notícia que viria. “Quando perguntamos o que tinham achado da prova, disseram com confiança, que era para nos prepararmos pois eles iriam entrar para a Etec”, lembra Carriel.

 

 

A escolha dos cursos ocorreu de acordo com os interesses dos próprios adolescentes. “O Rafael já tinha vontade de ser enfermeiro. Já o Vitor decidiu fazer administração porque o pai lhe prometeu ajudar a conseguir emprego numa empresa de Botucatu assim que concluísse a medida socioeducativa”, explica o diretor. Os nomes são fictícios.

 

 

CASA Batatais

 

Os adolescentes Bernardo, de 17 anos, e Marcelo (nomes fictícios), de 18 anos, internados no CASA Batatais, conquistaram vagas nos cursos de Informática e Eventos, respectivamente, da Etec Antônio de Pádua Cardoso, em Batatais. Bernardo foi aprovado em 16º lugar e Marcelo, em 13º. As aulas do curso técnico de Informática começam na próxima quinta-feira (17 de julho). O curso de Eventos aguarda formar a turma.

Segundo a coordenadora pedagógica do centro socioeducativo, Cristiana Aparecida da Silva, os adolescentes estão muito felizes e satisfeitos com a conquista. Os jovens receberam apoio tanto da equipe multidisciplinar do CASA na sua preparação, quanto dos professores de Química e Língua Portuguesa que atuam no centro, com materiais para treino.

 

 

Campinas

 

Um adolescente de 18 anos, internado no CASA Campinas, já está matriculado no curso de técnico em Mecânica, da Etec Bento Quirino, em Campinas. Ele ingressou após ser aprovado em 34º lugar na primeira lista de chamada.

 

 

De acordo com o coordenador pedagógico do CASA, Breno Barbosa de Oliveira, os professores do ensino formal auxiliaram os três adolescentes que foram inscritos nos Vestibulinho, fazendo simulados com provas anteriores.

 

 

Itaquaquecetuba

 

A realidade e a complexidade da segurança do trabalho foram a escolha do jovem André (nome fictício), de 17 anos, que passou em 32º lugar no curso técnico oferecido na Etec de Itaquaquecetuba, na Região Metropolitana de São Paulo, no período noturno. Ele cumpre medida socioeducativa no CASA Terra Nova, em Itaquá.

 

 

O adolescente, que já havia tentado ingressar na Etec em outras duas ocasiões, não cabe em si de felicidade por ter conquistado essa oportunidade que tanto almejava. “Disponibilizamos provas de edições anteriores e ele estudou bastante”, afirma o diretor do CASA, Fernando Lopes.

 

 

Taquaritinga

 

Depois de muito estudo, a recompensa. Três adolescentes do CASA Taquaritinga passaram no curso de Técnico de Enfermagem. Eles já estão matriculados e ansiosos pelas aulas, que devem começar em agosto.

 

 

Edgar (nome fictício), de 17 anos, agarrou a oportunidade. Quando soube que faria a prova, pediu ajuda aos professores, fez simulados e acabou na 17ª colocação na prova.

 

 

“É um primeiro passo para eu conquistar meu sonho de ter um serviço honesto e uma família. Vou estudar bastante, aprender tudo o que puder no curso e buscar logo um estágio”, disse.

 

 

Para o coordenador pedagógico do centro, Willyan Favero, o sucesso dos adolescentes é um fator motivacional para toda a equipe. “É resultado de uma equipe integrada, também com a participação dos parceiros. O intuito é preparar e valorizar esses jovens para que eles tenham autonomia e responsabilidade quando saírem daqui”, afirmou.

 

 

Além da boa notícia de passar no Vestibulinho e ingressar no curso técnico, os adolescentes ainda tiveram mais uma: os três foram desinternados e já estão de volta ao convívio familiar.

 

 

Araçatuba

 

Em Araçatuba, um jovem que cumpria medida socioeducativa no centro Araçá conquistou uma vaga no curso de contabilidade na Etec da cidade. Ele fez o Vestibulinho, classificou-se na 34ª colocação e foi chamado logo na primeira lista.

 

 

"Ficamos muito felizes porque além da vaga na Etec, o adolescente também foi desinternado. É uma conquista para todos nós que trabalhamos diariamente com esses jovens", disse o diretor do centro, Jailson Diogo Lermino.


Notice: Undefined index: imagens in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 141

Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 188
OUTRAS NOTÍCIAS

veja também