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Jornal O Avaré - ITAÚ E BRADESCO SÃO MULTADOS
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ITAÚ E BRADESCO SÃO MULTADOS


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4142 Jornal O Avaré 03/08/2013 01:01:01

Bradesco, Itaú e BB são multados por desrespeito ao direito do consumidor 

 

 

 Ministério da Justiça multou o Banco do Brasil, o Itaú Unibanco (Itaucard) e o Bradesco por desrespeito aos direitos do consumidor, de acordo com decisões do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, publicadas na edição desta sexta-feira (2) do Diário Oficial da União.

 

 

O Itaucard terá de pagar multa de R$ 532,050 mil. O Bradesco foi multado em R$ 666,2 mil e o Banco do Brasil, em R$ 532,05 mil.

 

 

Os valores serão recolhidos ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos. Os recursos desse fundo são aplicados em ações voltadas para a proteção do meio ambiente e do patrimônio público e na defesa dos consumidores.

 

 

Segundo o Ministério da Justiça, o Itaucard e o Banco do Brasil foram multados pelo envio de cartões de crédito sem prévia solicitação dos consumidores.

 

 

"O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) da Secretaria Nacional do Consumidor recebeu denúncias de consumidores relatando que estavam recebendo cartões de crédito dos bancos mencionados, em suas residências, sem qualquer pedido prévio. Trata-se de prática abusiva vedada pelo Código de Defesa do Consumidor", diz o ministério.

 

 

Ainda de acordo com o ministério, pesquisa realizada no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) mostra que existem várias reclamações similares em âmbito nacional. "Foram constatados, à época, 106 demandas no Sindec, apenas em 2006, para o Banco Itaúcard e 128 entre os anos de 2007 e 2010, para o Branco do Brasil."

 

 

No caso do Bradesco, o ministério diz que houve publicidade irregular relacionada a fundos de renda fixa, "ofertados sem a adequada informação relativa aos riscos envolvidos". "Importa lembrar que a informação clara e suficiente aos consumidores sobre os serviços, inclusive relacionada a eventuais riscos envolvidos em investimentos financeiros, deve ser assegurada antes da contratação, e não apenas por meio da entrega de prospectos ou documentos informativos após a contratação", explica a pasta da Justiça.

 

 

O ministério acrescenta que a aplicação da multa "levou em consideração os critérios do Código de Defesa do Consumidor, a perpetuação do tempo da prática abusiva e a coletividade atingida".

 

Resposta dos bancos

 

 

Em nota, o Banco do Brasil informou que "não emite cartão de crédito sem solicitação prévia e expressa do cliente e ressalta que não fez, e não faz, nenhum movimento nesse sentido". O banco afirmou ainda que irá esclarecer às autoridades e órgãos de defesa do consumidor que a sua tecnologia de cartões, "uma das mais modernas do sistema financeiro nacional".

 

 

O Bradesco informou que o assunto está sub júdice, e o banco não comenta. 

 

 

UOL também entrou em contato com Itaú, mas até o momento não recebeu uma resposta.

 

(Com Agência Brasil)


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