Notice: Undefined index: POS_organiza_imagem in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/models/pageModel.php on line 488
Jornal O Avaré - Geração Y consome por impulso
Notice: Undefined index: css in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/0b356d4423b613eab73940b1fc0299123e751496.file.index.tpl.php on line 102

  • Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 44

Geração Y consome por impulso


Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 84
7444 Jornal O Avaré 09/05/2016 01:17:22

Eles nasceram entre as décadas de 80 e 90, possuem de 21 a 35 anos, e parece não estarem dispostos a abrir mão de supérfluos mesmo em tempo de crise. A chamada Geração Millennials, conhecida também como Geração Y ou Geração da Internet, é observada pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) após uma pesquisa inédita de perfil de consumidor e de mercado identificar que 37% destas pessoas não pretendem economizar mesmo em tempos ‘bicudos’, nas idas aos supermercados.
 
 
Para se ter ideia, dos R$ 315 bilhões faturados no setor no País em 2015, estima-se que ao menos R$ 63 bilhões, ou seja, 20% desse total, tenham sido gerados por gastos dos millennials. “É uma população expressiva e que deve, inclusive, impulsionar o setor nos próximos anos”, diz o economista Rodrigo Mariano, gerente do departamento de Economia e Pesquisa da Apas.
 
 
 
O estudo
 
 
 
O levantamento foi realizado pela Nielsen e Kantar Worldpanel junto à Apas e aponta ainda que há projeção de crescimento de 8% dos gastos dessa geração até 2019. O estudo foi divulgado na semana passada pelo presidente da Apas, Pedro Celso, em conjunto com Rodrigo Mariano, a diretoria e vice-presidência da Apas e das empresas envolvidas na pesquisa, durante a 32.ª Feira e Congresso de Gestão Internacional em Supermercados Apas 2016.
 
 
O evento, responsável por indicar as tendências do setor, é considerado a maior feira de negócios do mundo e também contou com a presença da diretoria regional da Apas Bauru, representada por Emerson Svizzero e pelo vice-presidente da Apas, Jad Zogheib. Também estiveram presentes os vice-presidentes da Apas José Flávio Cabreira Fernandes, Erlon Godoy Ortega e Rogério Montolar. Estiveram ainda na feira os supermercadistas Cláudio Moura e Fernando da Silva.
 
 
 
Bauruenses se destacam na Feira
 
 
 
Pela primeira vez na APAS, o grupo Ecoart, empresa que surgiu há 11 anos em Bauru, foi destaque. Entre centenas de stands, ela foi selecionada em primeiro no concurso que premiou “Melhor Design” e “Melhor Exposição de Produto”. Comemoraram o resultado os sócios-proprietários Daniel Santos, Luiz Di Donato e Éder Monteiro, assim como a arquiteta Marcelle Patrone e o designer de interiores, Rômulo Cavalcante, responsáveis pelo projeto, que também recebeu o auxílio do estudante de arquitetura Brunno Goulart.
 
 
 
Grupo ainda não enfrentou crises
 
 
 
 
Na pesquisa, os millennials aparecem como um grupo que tende a comprar mais por impulso e que prioriza viver o momento. “São pessoas que ainda não passaram por qualquer tipo de crise, como a de 1994, por exemplo, após ingressarem no mercado de trabalho. Então, nunca tiveram a experiência do desemprego. É como se estivessem na contramão do momento, no qual o que todas as faixas de idade estão fazendo é consumir o básico”, pontua Rodrigo.
 
 
Os millennials também são 10% mais leais às marcas líderes. “O consumidor mudou seu hábito em todos os setores por causa da crise. Tem trocado a marca, consumido menos e deixado os supérfluos”, contrapõe o presidente da Apas, Pedro Celso.
 
 
“A geração Y também não pensa em comprar imóveis. Quer morar de aluguel em lugares bons, não olha muito para posses, quer ter vida de experiências, viajar mais, consumir melhor e ter um bom entretenimento”, detalha.
 
 
Por outro lado, trata-se de uma geração bem qualificada, que conhece o produto que compra e que é mais consciente em relação à saúde e à sustentabilidade. Além disso, são eles que impulsionam o e-Commerce, pois já estão inseridos no contexto da cultura digital e compra online.
 
 
 
Adaptação
 
 
 
O varejo tem se desdobrado para atrair esse perfil de consumidores. “Eles são práticos e não andam pelas lojas. Por isso, há uma preocupação em investir cada vez mais em gondolas chamativas e, principalmente, em produtos novos. E também em fazer com que os clientes tropecem em ofertas”, comenta Emerson Svizzero.
 
 
Maior desafio do setor pelos próximos anos, a aposta em mídias digitais também é apontada como chamariz dos millennials. “O registro de ofertas pela Internet e postagens mais descontraídas da própria rede ou loja ajudam a atrair a atenção desse público. Não temos mais como fugir mais do universo online”, finaliza o supermercadista, Emerson Svizzero.
 
 
 
Fonte: JCNET
 


Notice: Undefined index: imagens in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 141

Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 188
OUTRAS NOTÍCIAS

veja também