Notice: Undefined index: POS_organiza_imagem in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/models/pageModel.php on line 488
Jornal O Avaré - Fim de um bandido audacioso em Taquarituba - SP.
Notice: Undefined index: css in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/0b356d4423b613eab73940b1fc0299123e751496.file.index.tpl.php on line 102

Fim de um bandido audacioso em Taquarituba - SP.


Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 84
39303 Jornal O Avaré 12/06/2017 00:07:32

O pacato município de Taquarituba passou por momentos de agitação nos últimos dias e a maioria de sua população, que soma 23.123 habitantes, não entendeu muito bem o que estava acontecendo. Por alguns dias aquela localidade lembrou a famosa música interpretada por Legião Urbana “Faroeste Caboclo” e o tal João, como na canção, também não tinha medo de nada.
 
 
Os moradores só notavam o movimento intenso das viaturas da Policia Militar, que alertava até então para o perigo eminente de um foragido que tinha em seu poder três armas de fogo. O vai e vem tinha apenas uma meta: capturar João Luiz Henrique da Luz e recuperar o armamento de grosso calibre, de uso da PM, como um Fuzil, roubado por João. Tido como perigoso e com um currículo prisional de impressionar devido à pouca idade, João estava em liberdade condicional desde 03 de maio, entretanto, um mês nas ruas foi suficiente para se tornar destemido e temido.
 
 
Durante a semana a notícia de sua morte tornou-se polêmica em Taquarituba, depois que através de uma rede social foi noticiado que o rapaz havia sido executado pela PM. O post viralizou e envolveu até o proprietário do Haras, onde o João acabou morto em frente às margens da Rodovia, que desmentiu a notícia da possível execução.
 
 
Para uns, depois das divagações publicadas via internet, João passou a ser a vítima o próprio “Santo Cristo”, para outros o PM atirador foi o próprio “justiceiro” de uma comunidade inteira. Tristeza mesmo sentiram os familiares, que esperavam notícias boas e alegres de João, que nunca chegaram. Apenas um jovem em seu precoce velório.
 
 
A equipe do Jornal Sudoeste Paulista entrevistou com exclusividade o comandante do 53º Batalhão da Polícia Militar do Interior, Tenente Coronel Luiz Cézar Júnior, visando esclarecer o que de fato aconteceu. O comandante detalhou que na sexta-feira (02) policiais faziam patrulhamento no Bairro Santa Virgínia, quando deram sinal de parada para o motorista de um veículo, que não obedeceu e tentou fugir.
 
 
Após perseguição, os PMs renderam então os dois rapazes do veículo, entretanto, um deles, João reagiu e roubou três armas, atirou nos policiais e fugiu com seu comparsa na própria viatura, isso aconteceu durante revista pessoal. A ação desencadeou operações da PM em busca dos jovens e das armas.
 
 
Naquela mesma tarde, foi encontrado o parceiro de João, que contou à PM, detalhes do que aconteceu, enquanto João estava foragido. O comandante divulgou que apesar de rondas constantes e denúncias variadas, João ao notar a viatura sempre fugia, quando na tarde da terça-feira (6), mais uma denúncia afirmava que o jovem estava às margens da Rodovia SP 255, sentido à Coronel Macedo, com uma mala.
 
 
Luiz Cezar explicou que para conseguir capturar João, os PMs montaram uma operação especial e, foram ao local com um veículo de passeio, quando viram o rapaz realmente nas proximidades da FACITA. Ao chegar, PM Carvalho desceu do veículo e deu voz de prisão a João, que simultaneamente, sacou a arma para atirar contra o policial como era seu costume, diante da situação o PM foi mais rápido e, atirou três vezes contra João. Mesmo caído, o rapaz tentou apertar o gatilho contra o policial, que então atirou em definitivo. Fotos enviadas à redação mostram que João estava com o dedo no gatilho quando morreu.
 
 
O comandante Luiz Cézar afirmou que não houve em hipótese nenhuma execução e, sim legítima defesa, já que João sempre resistia a prisão de forma violenta e, isso se reforçou pelos tiros que efetuou contra os PMs no momento da abordagem de sexta-feira (02), no entanto, não era a primeira vez. O Tenente Coronel disse que todo o procedimento da PM está dentro da legalidade e que confia no trabalho de sua equipe, no entanto, visando dar transparência, autorizou a instauração de inquérito policial militar para apurar a ação de forma minuciosa e deve enviar o material ao Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo para apreciação e julgamento.
 
 
“Prezo pela transparência e, neste caso tenho convicção que foi um processo proporcional ao risco do PM no momento da abordagem”, enfatiza o Tenente Coronel. As armas foram recuperadas pela Polícia e após constatação da morte de João, foi preservado o local e acionado pelos próprios policiais, o Instituto de Criminalística (IC), que emitirá laudo sobre os fatos. O comandante esteve no local e constatou a necessidade da reação imediata do PM. “Seria mais um policial ferido ou até mesmo morto por João”, salienta.
 
 
O jovem tinha passagens pela Polícia desde adolescente, quando foi interno da Fundação Casa e, atualmente estava em liberdade condicional depois de cumprir parte da pena de reclusão por 3 anos, após cometer crime de roubo com um simulacro (brinquedo imitação de arma de fogo). Suas prisões sempre foram marcadas pela resistência e violência.
 
 
O desespero do rapaz ao se deparar com a viatura na noite de sexta (02), aconteceu devido ao não cumprimento de normas judiciais por estar em liberdade condicional, já que testemunhas afirmaram que estava em uma festa fazendo uso de bebida alcoólica e teria saído para buscar drogas em uma “biqueira”, quando deparou-se com a viatura da PM. Para não voltar à cadeia João deixou dois homens feridos, levou pânico à Taquarituba e acabou indo de encontro à morte. Os policiais feridos após a rendição de João, se recuperam, entretanto, enfrentam seqüelas físicas e psicológicas deixadas pelo jovem de apenas 23 anos de idade
 
 
 
 
 
 
Colaboração;
Folha de Avaré.
 


Notice: Undefined index: imagens in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 141

Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 188
OUTRAS NOTÍCIAS

veja também