Notice: Undefined index: POS_organiza_imagem in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/models/pageModel.php on line 488
Jornal O Avaré - Filme com a participação de atores avareenses será exibido na CAIC
Notice: Undefined index: css in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/0b356d4423b613eab73940b1fc0299123e751496.file.index.tpl.php on line 102

Filme com a participação de atores avareenses será exibido na CAIC


Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 84
2620 Jornal O Avaré 06/08/2014 08:51:59

“As viagens de Jerê” mistura estéticas e linguagens, como o realismo, a linguagem teatral e a animação

 

De 7 a 10 de agosto, quinta a domingo, com sessões às 14h, 15h, 16h, 19 e 20h, Avaré recebe o Projeto Sala Móvel, do Circuito Cultural Duke Energy. A iniciativa, parceria entre a ONG Teatro de Tábuas e a Produtora Nada Audiovisual, contempla a comunidade com sessões de cinema da fábula inédita “As viagens de Jerê”, filme que tem a participação de atores e moradores de Avaré e região.

 

 

Gratuitas, as exibições ocorrem na CAIC – Centro Avareense de Integração Cultural ”Djanira Motta” -, na Rua Minas Gerais s/n. “As viagens de Jerê” é uma fábula inédita que conta a história do jovem Jerê, um garoto de 16 anos que se perde no imaginário e começa a contracenar com personagens de seu caderno, protagonistas de lendas e causos da região.

 

 

O filme foi produzido com base em pesquisas realizadas sobre as lendas e identidades culturais das cidades que beiram os reservatórios do rio. O média-metragem teve a participação de alunos das oficinas de cinema oferecidas em março, pelo Circuito Cultural, em cidades da região.

 

Filme

 

O filme de média-metragem contou com a participação de pessoas, entre 13 e 70 anos, residentes na região do Alto Paranapanema, no Estado de São Paulo divisa com o Paraná. O processo criativo teve início em março, com a realização de sete oficinas culturais de cinema que ocorreram em seis cidades: Avaré, Fartura, Itaí, Itatinga, Paranapanema e Piraju. A finalização no trabalho foi na cidade de Campinas, sede do Teatro de Tábuas e da Produtora Nada.

 

 

Foram mais de 48 horas de gravações, seis entrevistados, seis dias de filmagens em seis diferentes locações e duas horas de imagens aéreas que envolveram mais de 80 pessoas na produção.

 

 

Ao voltar para casa, durante a viagem de balsa pelo Rio Paranapanema, o menino contempla as belezas naturais de sua região, os animais, a vegetação e a Represa Jurumirim. Ansioso por viver novas experiências e incerto do que está prestes a acontecer, o garoto de 16 anos se perde no imaginário e começa a contracenar com personagens de seu caderno, protagonistas das lendas e causos da região.

 
 

CULTURA

 

Banda Estralo se apresenta em Avaré

 

Além do repertório de canções brasileiras, banda apresenta números teatrais e poesias no show “Estórias de Cantar”

 

 

Na próxima sexta-feira, 8 de agosto, acontece a apresentação da Banda Estralo em Avaré, no Espaço Camila Negrão da Cunha Ribeiro (anfiteatro do Colégio Dimensão), às 15h. A apresentação, uma realização da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Avaré por meio da Secretaria de Cultura, faz parte das atrações do Circuito Cultural Paulista.

 

 

A Banda traz em seu repertório canções de Chico Buarque, Milton Nascimento, Toquinho, Vinícius de Moraes, Edu Lobo, Arnaldo Antunes, além das músicas do universo infantil como Caprichos do Tatu, de Gustavo Kurlat, e Pé com Pé, do grupo musical Palavra Cantada, no show Estórias para Cantar.

 

 

O grupo é formado por artistas acostumados a relacionar arte e educação: o maestro Marcos Lucatelli (voz e violão), Luanda Eliza (voz e performance), Lilyan Teles (voz, performance e escaleta), Mauricio Damasceno (percussão) e Ricardo “Batata” (baixo).

 

 

A banda lançará, ainda este ano, seu primeiro CD. Até lá, o público pode conhecer o grupo nos inúmeros shows gratuitos em toda São Paulo e interior e no site que conta com vários vídeos imperdíveis:http://www.bandaestralo.com.br/videos/

 

 

Circuito Cultural Paulista

 

O Circuito Cultural Paulista é um programa do Governo do Estado de São Paulo que visa promover a difusão cultural descentralizada. Por meio da realização de espetáculos em diversas linguagens artísticas em cidades do interior e litoral, busca atuar na formação de público e no acesso da população à diversidade artística. A sexta edição do programa, leva até o mês de novembro espetáculos de circo, teatro, dança e música para 105 cidades do interior e do litoral de São Paulo. São oito meses de atividades culturais gratuitas, cerca de 840 atrações programadas ao longo do ano. Cada cidade recebe uma atração por mês. O programa é executado pela organização social de cultura Associação Paulista dos Amigos da Arte (APPA).

 

 

Serviço

Banda Estralo participa do Circuito Cultural Paulista

Dia: 08 de Agosto às 15h, no Colégio Dimensão

 

 

LEGENDAS: Filme “As viagens de Jerê” e banda Estralo 

 


Notice: Undefined index: imagens in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 141

Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 188
OUTRAS NOTÍCIAS

veja também