Notice: Undefined index: POS_organiza_imagem in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/models/pageModel.php on line 488
Jornal O Avaré - EQUIPE DE AVARÉ PARTICIPA DO 7º TORNEIO DE ROBÓTICA DIAS 1, 2 E 3/12
Notice: Undefined index: css in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/0b356d4423b613eab73940b1fc0299123e751496.file.index.tpl.php on line 102

EQUIPE DE AVARÉ PARTICIPA DO 7º TORNEIO DE ROBÓTICA DIAS 1, 2 E 3/12


Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 84
4373 Jornal O Avaré 23/11/2015 09:16:03

Estudantes do SESI-SP participam de etapa regional em Presidente Epitácio. Competições terão provas com robôs e projeto de pesquisa com soluções inovadoras para processamento do lixo.

 

São Paulo, 19/11/2015 – Mil e vinte alunos do Ensino Fundamental do Serviço Social da Indústria (SESI-SP) disputam o 7º Torneio SESI-SP de Robótica, categoria First Lego League, de 19 de novembro a 6 de dezembro. Os estudantes participarão de seis etapas regionais, que serão realizadas em Osasco e em Presidente Epitácio.

Participam da competição nos dias 1, 2 e 3/12, em Presidente Epitácio, alunos da equipe SESI Storm 300, de Avaré.

Para esta temporada, a competição tem como tema Trash Trek. Como parte do desafio, as 170 equipes deverão identificar problemas relacionados ao lixo e apontar soluções inovadoras para diminuir sua produção, indicar maneiras eficientes de realizar o reaproveitamento de resíduos, bem como o transporte e o armazenamento desses resíduos.

Os times também participam do Desafio do Robô, modalidade da competição em que os alunos constroem e programam um robô autônomo capaz de cumprir missões predeterminadas. A prova é realizada em uma mesa de competição, na qual os robôs devem executar as tarefas programadas em até dois minutos e meio.

Na Etapa Regional da competição as equipes são compostas por seis alunos, um técnico e um mentor. A pontuação de cada time é baseada em três requisitos: projeto de pesquisa (inovação, apresentação e pesquisa); projeto do robô (design do robô, programação e estratégia e inovação); e core values (inspiração, trabalho em equipe e profissionalismo).

Das 170 equipes que iniciam o torneio, 42 se classificam para a Etapa Estadual, que será disputada dias 5 e 6 de dezembro, em Presidente Epitácio. Os melhores times do estado se qualificam para a Etapa Nacional do torneio, que será realizada em março de 2016, em Taguatinga-DF. As equipes com melhor desempenho no cenário nacional garantem vagas para competições internacionais.

Presença paulista no exterior – Na última edição do torneio nacional, a equipe de Birigui, foi a grande campeã. Com isso, o time do interior paulista garantiu vaga para o FLL World Festival, o maior e mais importante torneio mundial de robótica dessa categoria, disputado no mês de abril, em St. Louis, Estados Unidos. Na classificação geral os biriguienses ficaram entre os dez melhores e conseguiram a primeira colocação na modalidade Apresentação do Projeto de Pesquisa.

Outras equipes do SESI-SP também mostraram todo o seu potencial em torneios internacionais. Os times de Boituva, Ipiranga (São Paulo), Valinhos e Bauru participaram do FLL Open African Championship, na África do Sul, em maio. A equipe do Ipiranga foi a grande campeã do torneio. Em julho, foi a vez dos alunos de Itapetininga e de São José do Rio Preto, que disputaram o FLL Asia Pacific Open, na Austrália Na ocasião, o time de Rio Preto foi o campeão geral.

Formar o cidadão do futuro – O Torneio SESI-SP de Robótica é voltado aos estudantes do Ensino Fundamental II da entidade e tem como objetivo desenvolver nos alunos da rede escolar competências e habilidades nos campos da Ciência e da Tecnologia, utilizando contextos do mundo real. Desde o primeiro torneio, em 2009, o número de equipes participantes cresceu mais de 300%, saindo de 53 para 170 equipes.

Na opinião de Walter Vicioni Gonçalves, Superintendente do SESI-SP, o objetivo do evento é incentivar o estudo da Ciência e da Tecnologia a partir do Ensino Fundamental II e, posteriormente, fortalecer esse aprendizado nos laboratórios do SENAI-SP. “Estamos desenvolvendo competências e habilidades importantes para o futuro. Não é apenas robótica. Estamos introduzindo os jovens para o futuro.”

Na metodologia utilizada no SESI-SP, as crianças são estimuladas a desenvolver competências e habilidades para a aplicação da ciência, desmistificando o uso da tecnologia na vida moderna. “Em nosso modelo educacional, o estudante é estimulado o tempo todo a pensar, pesquisar e fazer novas descobertas”, completa Vicioni.

Os trabalhos na área de robótica são desenvolvidos em sala de aula e supervisionados por analistas de suporte em informática. O evento tem como parceiro a organização norte-americana For Inspiration and Recognition of Science and Technology (FIRST), fundada em 1989 para estimular o ensino e a prática da ciência e da tecnologia entre os jovens.

Mundialmente, a entidade congrega mais de 212 mil estudantes, 19,5 mil times, 17,5 mil robôs, 57 mil mentores e 33 mil voluntários. Para saber mais sobre o 6º Torneio SESI-SP de Robótica e as equipes participantes, acesse: facebook.com/roboticasesi.

Serviço:

7º Torneio SESI-SP de Robótica

 

Seletivas de Osasco

Seletiva 1 – 19/11

Seletiva 2 – 23/11

Seletiva 3 – 24/11

Seletiva 4 – 25/11

 

Local: Centro de Atividades SESI Luís Eulalio de Bueno Vidigal Filho

Avenida Getúlio Vargas, S/N – Jardim Piratininga.

   

Seletivas de Presidente Epitácio

Seletiva 1 – 30/11 a 1º/12

Seletiva 2 – 1º/12 a 3/12

 

Local: Centro Institucional “Carlos Cardoso de Almeida Amorim”

Av. Domingos F. de Medeiros, 2-113 – Vila Recreio.

  

Equipes participantes:

 

Osasco 1 – 19/11

SESI Super Ação

Limeira

SESI Nano Tecno Robótica

São Paulo

SESI Reboot's

Santa Bárbara D'Oeste

SESI Sirius

Americana

SESI Tecnodroyds

Mogi Guaçu

SESI Inovamind

Vinhedo

SESI Owena's

São Paulo

SESI Esquadrão Crash

Valinhos

SESI R.A.F.

São Paulo

SESI Morrão

Limeira

SESI Indomitable Fury

Sumaré

SESI R ao Cubo

São Paulo

SESI Turbotubies

Valinhos

SESI Flawless

São Paulo

SESI Daileon

Campinas

SESI Cyberzukas

Valinhos

SESI Laranja Mecânica

Limeira

SESI Quercus Byte

São Paulo

SESI Team Tornados

Indaiatuba

SESI Camp Builders

Campinas

SESI Red Rabbit

Americana

SESI Tatu_Bot

São Paulo

SESI EDA

Nova Odessa

SESI Under Construction

Hortolândia

  

Osasco 2 – 23/11

SESI Sorodróide

Sorocaba

SESI Votoranteam

Votorantim

SESI Redfootronics

Tatuí

SESI Super Talents

Itu

SESI Eukia

Suzano

SESI Robotron

Sorocaba

SESI Itaperobota

Itapetininga

SESI Cybercraft

Salto

SESI Evolution Robotic

Sorocaba

SESI Guarubots

Guarulhos

SESI Strikers

Suzano

SESI Alultron

Alumínio

SESI EV331

Sorocaba

SESI Megasnakes

Boituva

SESI Tectronic

Suzano

SESI Excalibur

Guarulhos

SESI Gadget Team

Itapeva

SESI Sãorockets

São Roque

SESI Morvan Robotics

Guarulhos

SESI Cerquibóticos

Cerquilho

SESI Game Over

Suzano

SESI Jumpers

Cotia

SESI Tracktana

Santana de Parnaíba

SESI Tecnomar

Cajamar

  

Osasco 3 – 24/11

SESI Bragstorms

Bragança Paulista

SESI Phoenix

Itatiba

SESI Heroes

Jundiaí

SESI Tecnobody

São Paulo

SESI Robotic's Cr@zy

São Paulo

SESI Sova

Ribeirão Pires

SESI Pontebótica

Jundiaí

SESI Yin Yang

Santo André

SESI Robonáticos

São Paulo

SESI Geração Digital

Santo André

SESI Mind Builders

Jundiaí

SESI Jedi's

Jundiaí

SESI Machine Head

São Paulo

SESI Lênix

Santo André

SESI Dominus

São Caetano Do Sul

SESI Esquadrão S.A.

Santo André

SESI Tecno CLP

Campo Limpo Paulista

SESI Life Droid

Jundiaí

SESI Schooltec

Amparo

SESI Crazy Bots

Diadema

SESI Robotic Squad

São Paulo

SESI Autobôts

Jundiaí

SESI Delta

São Bernardo Do Campo

SESI NGR

Diadema

  

Osasco 4 – 25/11

SESI Mega Volts

Caçapava

SESI Xtreme Robotics

Tremembé

SESI Spectrum

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também

JORNAL O AVARÉ

Este Jornal tem sua marca registrada no INPI.
Registro em Cartório de títulos e documentos

© Copyright 2018. Todos os Direitos reservados.