Notice: Undefined index: POS_organiza_imagem in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/models/pageModel.php on line 488
Jornal O Avaré - Déjà Vu Tupiniquim Ed. 18.7
Notice: Undefined index: css in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/0b356d4423b613eab73940b1fc0299123e751496.file.index.tpl.php on line 102

  • Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 44

Déjà Vu Tupiniquim Ed. 18.7


Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 84
3218 Jornal O Avaré 20/07/2015 11:21:09

 

 

Déjà Vu (Já Visto)                                 ed. 18/07/2015    

por: Carlos “Cam” Dantas

 

e-mail: colunistacarloscam@gmail.com            

“Cutucando a onça com vara curta”

 

Será que em Avaré estamos convivendo com (participando de) uma imprensa marrom, venal, corrupta, um pouco de tudo ou nada disso? A “conversa de café” ganha corpo e toma às ruas. Muito já acreditavam que a imprensa avareense (salvo alguma exceção) estivesse mesmo deteriorada neste sentido, principalmente a falada. A escrita também, em certos órgãos e determinadas ocasiões, porque não dizer! Todavia, para aqueles idealistas (da “latinha” no pedestal ou da caneta nas mãos) a alma foi lavada. Vou desenhar: A coragem do pronunciamento do radialista Zenna Araujo durante o Jornal Interativa na sexta-feira, 10/07, foi memorável. Ainda que para alguns ouvintes, segundo os “corneteiros de plantão” tenha soado como demagogia, justo em razão de a sua fala ter iniciado motivada por um não atendimento adequado ao filho no Pronto Socorro com grave contusão no pé. O desabafo (e várias denúncias, por sinal) proferido nas Ondas da “Rádia” Interativa-FM pelo Zenna, titular do programa jornalístico, é daqueles para ficar na história. Se não repercutir de imediato, daqui alguns anos, com certeza, às páginas judiciais o trarão à tona, justo em razão de ele ter desnudado o lado político (e imoral) da “coisa”.

_________________________________

A verdade é uma só: Josená teve o “saco-roxo” de denunciar (e envolver) neste rolo todo, a Administração Poio Novaes que esta sendo “enterrada” pelos Secretários que aí estão. Sem esmiuçar muito, ainda assim foi “cabra macho” ao citar que tentaram comprar o apoio (e o seu silêncio) para não atrapalhar uma eventual campanha rumo ao segundo mandato, para o qual, por sinal, a equipe de marketing do “home” já começou por em prática. (Mesmo que pela contramão quanto aos seus planos e ações, tanto que já refletem na popularidade do Prefeito). Zenna disse com todas as letras neste momento único de “limpa alma” que o Prefeito Poio “deveria ter vergonha na cara (Huumm! – “chutou o saco do alcaide”) e falar sem rodeios pro povo que era o responsável direto pelas mazelas e irregularidades que se verificava no seu governo” (se referindo à área da saúde, educação, de licitação nos setores de obras, habitação e total incompetência da Secretaria de Planejamento e Transporte, bem como de outras secretarias atreladas), sendo sua revolta consolidada no jornal da segunda-feira, 13, quando sugeriu: “Poio, aproveite o recesso parlamentar, tenha hombridade, peça pra sair, antes que seja obrigado a renunciar ou lamente pelo mandato cassado na Câmara”. E deste modo “desopilou a neural” e caminhou, de forma contundente, sua indignação. Quanto ao “tentar” comprar seu silêncio e apoio, é justo neste ponto que a “porca torce o rabo”.

Mencionou como sendo porta-voz da proposta indecente e antidemocrática o “marketeiro oficial” (Secretário de Comunicação Lucas Motta – dedução minha) bem como deixou implícito que o projeto é agressivo e envolve outros jornais (via rádio, internet e impressos – dedução minha), tudo em nome da atual governabilidade e possível candidatura a eleição vindoura.

Jornal ou rádio não vivem de brisa. E nem de esmola! Muito menos quer ser “comprado”. Que tal se as publicações das principais leis aprovadas, só para citar um único exemplo, fossem pagas nos jornais impressos (continuamente) para ter a divulgação necessária (transparente e abrangente) conforme Lei vigente? E nas rádios, que se promovam as veiculações dos Atos Institucionais dentro daquilo permitido pelo TCE. Também pagos, e se for através de agência de publicidade contratada, maior legalidade se dará. Ainda na sexta-feira, 10, Cris Silveira assumiu a titularidade do Jornal da Paulista 2ª edição e no final do programa disse: “Agradeço a confiança! Este é mais um desafio na minha carreira e vou procurar fazer um jornal de verdade, sério, imparcial e... sem o rabo preso”. E desta forma é que a atitude impensada (ou pensada demais?) do Secretário de Comunicação quanto à eventual ação de subornar jornalistas se comprova. Um disse de manhã (Zena), outro praticamente confirmou à tarde (Cris), ainda que nas entrelinhas. O jargão “rabo-preso” foi muito significativo e vem sendo ouvido desde algum tempo na roda dos “cornetas”. Mas não custa indagar: “Será que a novo titular de Jornalismo da Paulista FM, mesmo considerando o pouco tempo de residência em Avaré, já conseguiu uma informação “off”, confidencial, um “furo”? Parabéns colega, seja bem vindo!

 

_________________________________

Dentro daquilo que o DÉJÀ VU TUPINIQUIM diz caracterizar, Joselyr, Wagner e Barchetti já foram (estão sendo) penalizados. Poio pode estar vindo em seguida, se não ficar “esperto” com o seu pessoal.

Assim posto, aqui cabe a indagação: Exatamente do que (e de quem) esse pessoal tem receio? E porque enfatizar tanto que a instauração de uma eventual CPI iria atrapalhar o desempenho governamental? Isso nos remete aos questionamentos de Denílson Ziroldo, Bruna Silvestre, Roberto Araujo, Carlos Alberto Estati, (em certas ocasiões) assim como Laid’s Baiano e Ditinho da Farmácia.

Dentro desta verdadeira “cáca” motivada por despreparados Secretários que querem sepultar o chefe de cabeça pra baixo, para nunca mais voltar – politicamente falando – vamos às proposituras, que, amanhã, dentro dos argumentos requeridos, algum zeloso vereador pode transformar em CPI ou, no mínimo, causar o imediato afastamento de função daqueles funcionários relapsos e incompetentes:

1 – Requerimento nº 702/2015 de autoria do vereador Denílson Ziroldo – PSC solicitando informações “de quem partiu (agente político) a autorização para inserir as publicações relatadas nas páginas do Semanário, mesmo tendo ciência de que estas não se enquadram na categoria de Utilidade Pública, e sendo assim estão em total desacordo com a Lei nº 037, de 28/03/2001, que dispõe sobre a criação da Imprensa Oficial do Município”. As publicações consideradas indevidas foram:

- Edital de Convocação Assembléia Geral Ordinária - Cooperativa dos Piscicultores do Médio e Alto Paranapanema (COOMAPEIXE) - Edição nº 696 - pág. 10; Convite Audiência Pública para apresentação do EIV - Estudo de Impacto de Vizinhança, do grupo Pão de Açúcar - Edição nº 695 - pág. 14; - Edital de Convocação Assembléia Geral Ordinária - Cooperativa dos Piscicultores do Médio e Alto Paranapanema (COOMAPEIXE) - Edição nº 695 - pág. 31; Comunicado Cooperativa de Laticínios - Licitação para compra de piso - Edição nº 646 - pág. 28; Edital de Convocação Assembléia Geral da Cooperativa dos Piscicultores do Médio e Alto Paranapanema (COOMAPEIXE) - Edição nº 645 - pág. 9; Edital de Convocação Assembléia Geral da Cooperativa dos Piscicultores do Médio e Alto Paranapanema (COOMAPEIXE) - Edição nº 642 - pág. 22; Aviso de Compra - Plasticultores de Itaporanga - Edição nº 633 - pág. 23; Matéria: Campeonato Nacional da ABQM Aquece Economia Municipal - Edição nº 627 - páginas 39-40-41; Edital Audiência Pública apresentação EIV - Estudo de Impacto de Vizinhança - Escola COC-Curumbim - Edição nº 616 - pág. 16. (Vide requerimento na integra http://www.camaraavare.sp.gov.br/ - link Proposituras)

Continua na próxima edição com o relato de possíveis casos de irregularidades nas obras do Calçadão do Costa Azul, asfaltos de duvidosa qualidade, aplicação das verbas do FUNDEB, aplicação das verbas da Saúde, crimes ambientais, realização da EMAPA e o eterno (e grave) problema que diz respeito à atuação da SABESP no Município, entre outros. 


Notice: Undefined index: imagens in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 141

Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 188
OUTRAS NOTÍCIAS

veja também