Notice: Undefined index: POS_organiza_imagem in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/models/pageModel.php on line 488
Jornal O Avaré - DECRETADO ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA EM TAQUARITUBA
Notice: Undefined index: css in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/0b356d4423b613eab73940b1fc0299123e751496.file.index.tpl.php on line 102

DECRETADO ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA EM TAQUARITUBA


Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 84
5052 Jornal O Avaré 24/09/2013 00:33:00

 

 

 

GOVERNADOR DO ESTADO GERALDO   ALCKMIN   ESTEVE  EM   TAQUARITUBA   ONTEM.

 

 

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, juntamente com membros da Defesa Civil Estadual, visitou Taquarituba ontem segunda-feira (23) para conferir os estragos causados pelo tornado que atingiu a cidade no domingo (22).

 

 

Alckmin se reuniu com o prefeito Miderson Zanelo e, após reunião, apresentou alguns dados sobre a atual situação da cidade: 150 famílias estão desabrigadas, 64 pessoas feridas, sendo que dois continuam internados e duas mortes. Já o número de casas atingidas não foi divulgado.

 

 

O Prefeito já decretou estado de calamidade pública, ação usada quando há grandes catástrofes com vítimas. Com o decreto, o município pode receber verba do Estado e fazer compras emergenciais, sem precisar de licitação.

 

 

Alckmin informou que o governo estadual vai liberar linha de crédito para reconstrução da cidade. “A prioridade será dar apoio às famílias desabrigadas. Elas precisam de alimentos e suporte neste momento”, afirma o governador.

 

 

De acordo com a prefeitura, a área industrial foi uma das mais atingidas, sendo que pelo menos 38 empresas sofreram algum tipo de dano. "É muito triste chegar e ver essa situação. São décadas de trabalho e tudo foi destruído em minutos e, infelizmente, deixou feridos e mortos”, comenta Alckmin.

 


O vendaval que deixou um rastro de destruição e matou pelo menos duas pessoas em Taquarituba, cidade com cerca de 24 mil habitantes que fica a 334 km a sudoeste de São Paulo, foi causado por um tornado, segundo a Somar Meteorologia. “Testemunhas e a Defesa Civil relataram que a nuvem chegou a tocar o solo, o que caracteriza o fenômeno”, afirma a meteorologista Tatiane Martins, da Somar.

 

 

Os ventos fortes derrubaram a cobertura de um posto de combustíveis, arrancaram árvores e causaram vários acidentes de trânsito. O terminal rodoviário da cidade ficou totalmente destruído. Até os silos de armazenagem de grãos foram danificados. Parte da cidade ficou sem energia elétrica e, na zona industrial, houve vazamento de combustível.

 

 

De acordo com a coordenadora municipal da Saúde, Camile Cristine de Oliveira Vaz, 66 pessoas ficaram feridas. Elas foram encaminhadas à Santa Casa do município e, alguns casos, foram transferidas para hospitais de cidades próximas, como Itaporanga, Taguaí, Itaí e Avaré.  Uma das transferências foi de uma menina de 8 anos, que precisou ser operada na Santa Casa de Avaré por ter fraturas no úmero. O quadro dela é estável, de acordo com a coordenadora, que afirma ainda não haver nenhuma vítima em estado grave.

 

 

“Os indícios vistos tanto pelo mapa meteorológico quanto pelas fotos e vídeos divulgados na mídia apontam para a ocorrência de tornado na cidade. No entanto, o fenômeno ainda preciso ser avaliado por ser muito raro”, explica Fábio Rocha, meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas (Inpe).

 

 

Classificação de tornado


Segundo Fábio, a ocorrência do fenômeno depende de vários fatores. "A formação do tornado depende de uma condição atmosférica intensa e de nuvens de tempestade. Existe uma escala que vai de 1 a 5, sendo 5 o extremo, com a velocidade de 400 km/h, que pode até passar disso. Os registros que temos no Brasil são de tornados de categoria 1, ou seja, não tão intensos. Apesar dos registros, é difícil fazer uma previsão de velocidade pelo fenômeno ser muito rápido e difícil de avaliar, explica Fábio.

 

 

Dados da meteorologia apontam que São Paulo recebeu uma frente fria vinda do sul do país, que, em contato com a onda de calor que estava sobre o Estado, provocou muita chuva no sul e sudoeste, atingindo a região de Itapeva e Itapetininga e Taquarituba.

 

 

A previsão do tempo para o domingo (22) informava sobre a chegada desta frente fria à região, mas o tornado não era esperado. “Aqui no Brasil não temos aparelhagem para prever esse fenômeno. Se nos EUA, onde isso ocorre com frequência, já há uma certa dificuldade para anteceder a ocorrência de tornados, no Brasil, então, é praticamente impossível”, diz a meteorologista da Somar.


Notice: Undefined index: imagens in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 141

Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 188
OUTRAS NOTÍCIAS

veja também