Notice: Undefined index: POS_organiza_imagem in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/models/pageModel.php on line 488
Jornal O Avaré - Alunos de escola pública criam método de tratamento de água e ganham prêmio nacional
Notice: Undefined index: css in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/0b356d4423b613eab73940b1fc0299123e751496.file.index.tpl.php on line 102

Alunos de escola pública criam método de tratamento de água e ganham prêmio nacional


Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 84
5657 Jornal O Avaré 12/12/2015 02:07:55

Alunos de escola pública criam método de tratamento de água e ganham prêmio nacional Respostas para o Amanhã

Jovens de Itumbiara (GO) são os vencedores do programa educacional da Samsung com projeto que utiliza a semente da Moringa Oleífera para eliminar impurezas da água, contribuindo para torná-la potável

 

São Paulo, 11 de dezembro de 2015 – Localizada no interior de Goiás, a cidade de Itumbiara tem mais de 100.500 habitantes. Desses, cerca de 25% vivem em área rural e não possuem fácil acesso à água potável. Pensando em criar uma solução para o tema, 23 alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Dom Veloso desenvolveram um método sustentável e de baixo custo para o tratamento de água.

Os estudantes identificaram um potencial antimicrobiano nas sementes da Moringa Oleífera, e, por meio de processos biológicos, conseguiram combater doenças comuns transmitidas pela água infectada. “Tudo começou nas aulas de biologia quando fomos estudar o reino monera – reino biológico formado por bactérias, cianobactérias e arque bactérias – e, conforme avançávamos no conteúdo, descobrimos que muitos alunos e familiares sofriam de algumas doenças ocasionadas pelos microrganismos, devido à falta de saneamento básico”, lembrou a professora Ayanda Ferreira Nascimento Lima, responsável pelo projeto. “A partir de então, começamos a realizar estudos científicos que pudessem de alguma forma nos ajudar a resolver essa situação, que é muito comum nas zonas rurais de todo o Brasil”, afirma Ayanda. 


Depois de quatro meses de trabalho, o projeto “Avaliação da atividade da Moringa Oleífera no tratamento da água na zona rural”, foi o grande vencedor da segunda edição do prêmio Respostas para o Amanhã. Promovido pela Samsung, com coordenação geral do CENPEC, o programa educacional tem como principal desafio motivar jovens de escolas públicas de todo o Brasil a proporem soluções para problemas de suas comunidades, baseadas nos conhecimentos das disciplinas das Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias, como, Física, Química, Biologia e Matemática, bem como em pesquisas de campo com a comunidade local.

O grupo de Goiás desenvolveu um extrato da semente que, ao entrar em contato com a água em cisternas, comuns nesta região, liberam enzimas que “sugam” as impurezas do local. “É uma ação bem simples que ajuda consideravelmente a saúde coletiva. Com isso, contribui para a água se tornar potável e pode ser usada para cozinhar, beber, no trato de animais e na irrigação agrícola”, contou a educadora.

De acordo com a professora de biologia, cinco alunos da turma, que moram em fazendas, foram os responsáveis por acompanhar de perto a mudança e os benefícios que as sementes daMoringa Oleífera podem oferecer. “Em pouco tempo, já ouvíamos relatos em sala de aula dos familiares mais dispostos e sem sintomas de doenças, por exemplo.”

Por ser a prática educativa com maior destaque entre os 342 projetos inscritos na edição de 2015, o colégio será equipado com 40 notebooks Samsung. Além disso, a professora e a diretora serão presenteadas com um tablet. Todos os alunos finalistas também ganham um smartphone Samsung Galaxy J5.

“São ideias simples, mas com importante valor social. É uma grande satisfação para a Samsung incentivar esses jovens a usarem sua formação acadêmica e potencial para contribuir com a sociedade em que vivemos. Os alunos são merecedores do prêmio e de nosso reconhecimento”, afirma Helvio Kanamaru, gerente sênior de Cidadania Corporativa da Samsung para América Latina.

Escola premiada

Não é a primeira vez que o Colégio Estadual Dom Veloso é reconhecido pelos estudos desenvolvidos. Recentemente, os alunos conquistaram o terceiro lugar em uma feira tecnológica local, apresentando o mesmo projeto. “Estávamos no início dos nossos estudos e isso nos deu força para seguir em frente”, afirma Ayanda Ferreira Nascimento Lima.


Voto popular

Pelo segundo ano consecutivo, a Escola Estadual Tristão de Barros é reconhecida pelo Prêmio Respostas Para o Amanhã. Nessa edição, os alunos de Currais Novos, cidade localizada no interior de Rio Grande do Norte, ganharam o primeiro lugar na votação online com 31.972 votos pelo projeto “A Reutilização do pó de madeira em forro acústico em tetos de serrarias”. O estudo propõe a utilização do pó de serra prensado para ser utilizado como forro isolante térmico e também, a criação de um aspirador adaptado, que suga o pó no ato da serragem.


Na primeira edição do concurso, realizada no ano passado, os alunos do 3º ano do Ensino Médico da Escola Tristão de Barros conquistaram o principal prêmio com o projeto “Equilíbrio – para uma inclusão sustentável e um meio ambiente melhor”. Na ocasião, os estudantes desenvolveram três produtos utilizando materiais recicláveis dedicados especialmente para pessoas com algum tipo de deficiência. O mouse óptico que, com uma lente retirada de um celular, aumenta o tamanho das letras, facilitando assim a leitura de pessoas com baixa visão, a bengala e a pulseira que, com ajuda de vibracall de celular, detectam obstáculos e avisam o usuário por meio da vibração e a cadeira de rodas elétrica, controlada por meio de um joystick de videogame, renderam uma sala toda equipada com produtos Samsung para o colégio.

Durante oito dias de votação popular, os cinco projetos finalistas do Prêmio Respostas Para o Amanhã receberam mais de 86.580 votos.

“Respostas para o Amanhã”

O Prêmio Respostas para o Amanhã é voltado para jovens de escolas públicas e visa identificar práticas educativas que promovam a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre Ciências, tecnologia, Engenharia e Matemática, na resolução de problemas que os alunos enfrentam no dia a dia de onde moram. Além de promover a aplicação prática das teorias, o programa reforça o engajamento e protagonismo dos jovens, ao mesmo tempo em que gera benefícios para as comunidades.


Para realização da segunda edição, a Samsung contou com a coordenação geral do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, além do apoio da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura; Reduca – Rede Latino-americana de Organizações Sociais para a Educação; Consed – Conselho Nacional de Secretarias de Educação; OEI – Organização dos Estados Ibero-americanos, entre outros parceiros regionais e locais.

As práticas descobertas nesse prêmio servem de referência para todas as escolas e educadores do mundo. A iniciativa “Respostas para o Amanhã” começou nos Estados Unidos em 2010 e, desde então, tem tido crescente sucesso.

Primeira edição

Em 2014, foi realizada a primeira edição do programa “Respostas para o Amanhã” na América Latina. Na ocasião, mais de 27 mil alunos e 1.300 professores inscreveram 2.200 projetos em toda a região. No Brasil, 8.600 alunos de todos os estados participaram do concurso. A grande vencedora foi a Escola Estadual Tristão de Barros, localizada em Currais Novos, interior do Rio Grande do Norte. Orientados pelo professor de Física, os alunos apresentaram o projeto “Equilíbrio”, que propôs a utilização de lixo eletrônico para construir produtos para pessoas com necessidades especiais.


No Brasil e na América Latina, as atividades de Cidadania Corporativa da Samsung estão focadas em educação. Com base na experiência Sul-coreana – onde se localiza a sede da Samsung – a Empresa reconhece e promove a valorização do ensino de qualidade como um fator-chave, capaz de promover o desenvolvimento social de um país.

Sobre o Cenpec

O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 1987, cujo objetivo é o desenvolvimento de ações voltadas à melhoria da qualidade da educação pública e à participação no aprimoramento da política social. Sua atuação tem como foco a escola pública, os espaços educativos de caráter público e as políticas e iniciativas destinadas ao enfrentamento das desigualdades. As ações desenvolvidas visam contribuir para o fortalecimento das políticas de educação integral, de enfrentamento das desigualdades sócio espaciais, valorização e formação dos profissionais de educação, a ampliação e a diversificação do letramento, o fortalecimento da gestão escolar e a construção de uma base nacional curricular comum. 


Sobre a Samsung no Brasil

A Samsung Eletrônica da Amazônia tem dois complexos industriais, localizados em Manaus (AM) e em Campinas (SP). A Companhia emprega cerca de 10 mil funcionários e está presente nos segmentos de smartphones, tablets, produtos de áudio e vídeo (TV, DVD, Blu-Ray, home theater, mini systems e smartcameras), eletrodomésticos, ar condicionado, monitores, notebooks e soluções de impressão. No Brasil desde 1986, a Samsung investe continuamente em Pesquisa e Desenvolvimento, bem como em modernas e eficientes estruturas de produção.


Como cidadã corporativa, social e ambientalmente responsável, a Samsung trabalha para coprosperidade, ou seja, para gerar valor e proporcionar oportunidades para toda a sociedade.

Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.

A Samsung Electronics inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras, redefinindo os mundos das TVs, dos smartphones, dispositivos vestíveis, tablets, câmeras, eletrodomésticos, impressoras, equipamentos médicos, sistemas de rede, semicondutores e soluções LED. Também estamos liderando completamente o espaço da Internet das Coisas, com a plataforma aberta SmartThings, nossa ampla gama de dispositivos smart, e por meio da colaboração proativa com indústrias de diversos setores. Empregamos 319 mil pessoas em 84 países com vendas anuais de US $196 bilhões. Para saber mais, acessar nossas últimas notícias e conteúdos de imprensa, visite o nosso site www.news.samsung.com.

   


 


Notice: Undefined index: imagens in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 141

Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 188
OUTRAS NOTÍCIAS

veja também