Notice: Undefined index: POS_organiza_imagem in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/models/pageModel.php on line 488
Jornal O Avaré - A VOZ QUE A REPRESA TEM
Notice: Undefined index: css in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/0b356d4423b613eab73940b1fc0299123e751496.file.index.tpl.php on line 102

  • Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 44

A VOZ QUE A REPRESA TEM


Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 84
3673 Jornal O Avaré 17/01/2014 11:07:16

“A crítica ou o elogio de cara nova”

 

# Prefeitura não atendeu totalmente pedidos dos moradores do Costa Azul - I

Infelizmente, mais uma vez a Prefeitura Municipal tratou com descaso o Balneário Costa Azul. Diferente daquilo noticiado (adiantado como se já realizadas, também confiando numa possível informação com base oficial) que os trabalhos de limpeza seriam concluídos antes do Natal, foi destacado que “a Secretaria de Turismo cumpriu a promessa feita em Outubro passado e mandou limpar 300 metros lineares da Orla da Praia, bem como efetuou a roçada dos matos das calçadas e retiradas das galhadas e entulhos das ruas do Bairro, deixando o Costa Azul pronto para receber com alguma dignidade o turista para as festividades de fim de ano.”

 

# Prefeitura não atendeu totalmente pedidos dos moradores do Costa Azul - II

Mentira! Prometeram, mas não cumpriram. Iniciaram sim, o gradeamento da orla da praia; iniciaram sim, a capinação com quatro ou cinco funcionários da “força-tarefa”; iniciaram sim, a retirada de entulho e galhada com uma carregadeira e caminhão caçamba, mas não concluíram nada. Praticaram aquela “penteada engana-trouxa” e pronto. O povo que se dane! Lamentável – e condenável – sob todos os aspectos. Sendo assim, retiro os parabéns e os elogios dirigidos ao Secretário Fernando Alonso e “Força-tarefa” em nome dos moradores do Costa Azul; guardo-os com a devida sapiência para nova – mas merecida – ocasião; e ao mesmo tempo peço humildemente sinceras desculpas à comunidade costazulense pela “barriga” verificada, uma falha que não costumo cometer; e lá se vão mais de 25 anos de redação. Mesmo não culpando a fonte governamental por ter antecipado a notícia, pois nesses tempos de “vacas magras” imprevisto é o que não falta por aqui, ainda assim, a verdade é que “não me pegam mais com outra informação furada, nem com churrasco e cervejinha gelada”.

 

# Cães perigosos no Costa Azul sem a focinheira - I

Nesta época do ano, com o Costa Azul atingindo quase que sua ocupação máxima, as caminhadas como forma de exercícios pelas avenidas do Bairro – normalmente aquelas poucas que apresentam alguma condição de limpeza e circulação pelas suas calçadas – são rotineiras, como rotineiras também são esses praticantes do “footing” se depararem com cães de raças consideradas ferozes, como o Pit Bull, Rottweiler, entre outros, sem as devidas focinheiras e, muitas vezes soltos, nem ao menos com os donos por perto, colocando em risco a integridade física não só desses que se exercitam, mas dos transeuntes de modo geral. Neste final de ano as reclamações foram muitas, pois esses animais são tidos como excessivamente agressivos, eis que, de tão histéricos que ficam, comprovadamente, se constituem numa clara ameaça até para os seus donos, muitas vezes, os próprios caminhantes. Imagine então para uma pessoa estranha, uma criança ou idoso inocente transitando pela calçada e sendo atacado por um desses cachorros!

 

# Cães perigosos no Costa Azul sem a focinheira - II

De tão agressivos que são, já em 2003 foi aprovada a Lei Estadual 11.531/03, regulamentada pelo decreto 48.533/04 que estabelece regras para a condução em vias públicas e locais de acesso público de cães das raças Mastim Napolitano, Pit Bull, Rottweiler e American Staffordshire Terrier, bem como das raças derivadas, cujos possuidores ou proprietários deverão adotar o uso de guia curta de condução, enforcador e focinheira, assim como mantê-los em condições adequadas de segurança que impossibilitem a evasão desses animais. Em seu artigo 2º a referida Lei prevê que qualquer pessoa do povo poderá solicitar concurso policial quando verificada a evasão de cães das raças que especifica, assim como sua condução de forma indevida, principalmente sem a focinheira. Como penalidade, a infração ao disposto nesta Lei sujeitará o possuidor ou proprietário do animal ao pagamento da multa no valor de 10 UFESP, sem prejuízo das demais Sanções Administrativas e penais cabíveis, sendo que a multa terá valor dobrado, em caso de reincidência. Se perguntar não ofende, será que o Executivo não poderia enviar à Câmara uma propositura adequando a Lei Estadual à realidade do Município? Explico: pois só assim a Guarda Municipal poderia exercer esse poder de polícia, quando acionada, e auxiliar a PM, atuando também como órgão fiscalizador. Ademais, vocês não ficam falando que a Corporação Municipal não tem função, só “coça o saco”? Então...

 

# Falta d’água no Costa Azul – I

Nem bem começou o verão e o velho problema da falta d’água nas torneiras do Balneário Costa Azul já começa a preocupar os moradores e turistas que pagam uma “nota preta” pela locação diária do imóvel, mas têm que tomar banho na represa. Um absurdo! Sem falar nos estabelecimentos comerciais ali instalados que são diretamente prejudicados e sentem o prejuízo no caixa ao final do dia, eis que nestas ocasiões nem um simples banheiro limpo podem oferecer ao freguês, pois o mau-cheiro pela falta de descarga nos vasos sanitários torna-se predominante. “E dá-lhe xingamento direcionado à ‘dona’ SABESP!”

 

# Falta d’água no Costa Azul – II

A SABESP, como todos nós sabemos, recebeu em março de 2006 (lei nº 823) todo o sistema de abastecimento de água do Costa Azul doado de “mãos beijadas” (no mísero valor de R$ 208.674,96) e de pronto a única preocupação da Companhia de Saneamento Básico foi colocar o hidrômetro em cada residência, na época 600 pontos citados (hoje mais de 800, com certeza) para a devida cobrança da tarifa correspondente. Então as broncas dos moradores são as seguintes:

01 - Já que a SABESP recebeu tudo na “Bacia das Almas”, por que investiu tão pouco para a melhoria do serviço de abastecimento d’água no Bairro tão prometida pelo engenheiro Julio Hernandes, chefe divisional na época da reunião com os moradores?

02 - Por que Diabos, a título de uma insignificante economia de energia elétrica, é desligado todos os finais de semana o conjunto de Bombas Ebara (responsável pelo abastecimento da região alta do Bairro, proximidades da SP-255), principalmente do poço quatro, da Praça Cruz da Carmela, levando-se em consideração o cálculo de consumo elaborado pela engenheira Cristina, há anos atrás, mas que hoje se mostra superado? Ademais, não pode (e nem é justo) ele, o consumidor (usuário), ficar ligando toda hora e o plantonista pedir socorro ao “guru Zé de Campos”, que mesmo em dia de folga (o que também não é justo) ensina o macete, o tal do “fecha aqui, abre ali”, um quebra-galho que não precisaria ter razão de ser. Em todo caso a emergência atende pelo telefone 195, o plantão SABESP Avaré é o nº 3732-0208, a Central de Atendimento Itapetininga é o 0800 055 0195, a Ouvidoria SABESP – 0800 055 0565 e se o problema persistir, ligue ARSESP 0800 771 6883, que aí a “coisa” anda. Ou melhor, voa! “Também penas pra todo lado”.

 

# Falta d’água no Costa Azul – III

A título de esclarecimento vale enfatizar que os tópicos acima; ipsis-litteris; foram destacados no início desta coluna, na edição do dia 09/11/2013 do jornal A Voz do Vale, mas servem como luvas se tivéssemos relatado agora os problemas vivenciados na semana do Réveillon, principalmente nos dias 28, 29, 30 e 31de Dezembro último. “PQP”, Dona SABESP! Será que não está passando da hora de se perfurar um novo poço artesiano? Será que em tempos de verão vamos ter que conviver com esse maldito problema todas as datas com final de semana prolongado? VEJA BEM: e isso não é de hoje, ocorre desde a época em que a empresa assumiu os serviços em 2006. E sendo assim, aqui fica o Conselho: “O carnaval vem aí, dona Maria; prepare os baldes e as bacias. Nem que seja só para o ‘Banho Turco’ (ou será Tcheco?)”.

 

# Balneário Costa Azul Avaré: e-mail do leitor - I

Há algum tempo manifestamos aqui sobre a falta de água nesse fim de ano e o que estava sendo feito para que isso não acontecesse, mas nada foi feito. Sra. Sabesp, mais uma vez estamos com falta de água no Balneário Costa Azul - Avaré, e já havíamos solicitado alguma melhoria, pois todo ano é a mesma coisa, mas as contas nunca param de chegar, todo mês esta aqui. O que a Sabesp vai fazer agora para que o resto do ano não seja de transtorno para nós moradores desse bairro pela falta de água... Assim não dá!

 

# Balneário Costa Azul Avaré: e-mail do leitor - II

Pessoal, nossa Avenida Costa Azul, que margeia a praia tá uma beleza. Agora lá é área de Camping também. Lá tem barracas, varias pessoas fazendo churrasco e muito mais. Virou festa agora, tá tudo liberado. Mas me perdoem minha ignorância: lá não tem banheiro e nem água, então onde as pessoas fazem suas necessidades fisiológicas?

Lá é uma calçada, de área pública, então não seria proibido montar churrasqueiras, “mesões” impedindo o trânsito de pessoas, já que ali é de passagem de pedestres? Se nós moradores do Balneário Costa Azul formos lá na Avenida Paulo Araujo Novaes e montarmos barracas e churrasqueiras, será que alguém irá se importar? Gente, isso tá errado, cadê a Vigilância Sanitária ou algum representante da Prefeitura para dizer para eles que é proibido ficar ali? Cadê???

 

Rosangela Pedro da Silva 
Jornalista correspondente de Itatinga

 


Notice: Undefined index: imagens in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 141

Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 188
OUTRAS NOTÍCIAS

veja também