Notice: Undefined index: POS_organiza_imagem in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/models/pageModel.php on line 488
Jornal O Avaré - A VOZ DA REPRESA
Notice: Undefined index: css in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/0b356d4423b613eab73940b1fc0299123e751496.file.index.tpl.php on line 102

  • Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 44

A VOZ DA REPRESA


Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 84
7513 Jornal O Avaré 17/12/2013 11:18:45

# Clínica Geriátrica no Costa Azul – Esclarecimento

Infelizmente mudamos o nome fantasia da empresa na coluna anterior: o correto é “Casa de Repouso Avaré”. Mas os problemas de “convívio” Casa de Repouso/Bares e lanchonetes visinhas e Casa de Repouso/Camping Municipal, esses não mudaram; continuam existindo; e as festividades de Natal/Ano Novo e Carnaval logo deixarão bem claro esse antagonismo latente e virá à tona aquela máxima popular: “Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha?”. É lógico que a “Casa de Repouso Avaré” se instalou em local indevido pelo tipo de atividade que desempenha.

 

# “Força Tarefa” visa punir comerciantes infratores na Orla da Represa

Para este período de verão, onde a frequência de turistas e visitantes aumenta consideravelmente na região da Represa de Jurumirim, principalmente no Balneário Costa Azul e adjacências, uma verdadeira força tarefa; possivelmente contando até com o apoio do MP Estadual - Curadoria da Infância e Juventude e Conselho Tutelar; esta sendo montada pela Prefeitura Municipal visando punir aqueles comerciantes infratores. Para tanto, duas Leis básicas serão levadas em consideração nesta operação que pode acontecer a qualquer dia ou hora, de surpresa:

– Lei Municipal nº 215, de 17/03/1998 que cria restrição à venda de cigarros a menores, sendo as respectivas multas lavradas na seguinte ordem: 1ª infração = 200 UFMA – Unidade Fiscal do Município de Avaré (R$ 502,00); 2ª infração = o dobro e na 3ª infração a cassação do Alvará. Também poderá ocorrer punição “pesada” àqueles que forem flagrados fumando no recinto, conforme Lei Estadual vigente.

– Lei Municipal nº 1188, de 02/06/2009 que dispõe sobre a cassação de Alvará de funcionamento dos estabelecimentos que tiverem em suas dependências a prática do Exercício de Atividades ilegais, que para efeitos desta Lei, consiste na: a) exploração sexual de crianças e adolescentes; b) comércio ou consumo de tóxicos; c) venda ou entrega de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos de idade.

E, sem trocadilho, “a cobra vai fumar e perereca tomar um tererê”, promete um Secretário Municipal de Governo que pediu “off”.

 

# Queimada do “lixão” Costa Azul pode parar no MP

Nesta terça-feira, 10, o assunto “queimada indevida e suas consequências para a saúde das pessoas que convivem diretamente com o problema” foi tema de reclamação no Jornal da Paulista - 2ª Edição. A denúncia partiu do morador do Balneário Costa Azul, Silvio Pedroso e da filha Jocasta, que, por sinal, teve a visão afetada; segundo o oftalmologista consultado; devido à fumaceira do lixão que invade sua casa a cada renovação do fogaréu. Conforme aquilo que o titular do Programa Fernando “Nenê” Silva ouviu do denunciante Silvio, “os bairros e loteamentos localizados no entorno da Represa Jurumirim estão sofrendo com as constantes queimadas que poluem o ar e ocasionam problemas respiratórios para todos ao seu redor, sendo os idosos e as crianças os mais afetados. No Costa Azul, os moradores vizinhos à área denominada de lixão, onde são depositadas as galhadas colhidas no bairro (Praça Cruzeiro do Sul – Reservatório da SABESP) acusam funcionários da própria prefeitura de constantemente depositarem entulho e tão logo seco, na “calada da noite” atearem fogo no local sendo que na última ocorrência ‘a coisa’ se propagou em grande escala, se transformando numa fumaceira só, que tomou conta de todo o balneário e suas imediações. Desgostos, esses moradores pretendem acionar o Ministério Público Estadual – Curadoria do Meio Ambiente, em face do descumprimento da Lei nº 879 de 17/10/2006 que proíbe a realização de queimadas nos lotes do Município de Avaré.” No caso relatado pelo JP. 2ª Edição, a denúncia veio acompanhada de fotos do caminhão e equipe da prefeitura ali descarregando as galhadas recolhidas no Balneário.

 

# “Navega SP” agora será realizado no Camping

O Projeto “Navega SP” que antes tinha como local para o desenvolvimento das suas atividades o Lago Ornamental do Horto Florestal de Avaré, mas que foi proibido de continuar pela direção daquele espaço público estadual, agora está acontecendo no Camping Municipal. Uma proposta de tamanho alcance social dentro da Área Esportiva como o “Navega SP” não podia mesmo ser interrompida desta forma. Desde ocorrendo no Camping, os pais dos alunos participantes desses esportes náuticos, antes eufóricos com o envolvimento dos jovens com o Projeto, agora estão apreensivos com sua continuidade já que a disponibilidade constante de condução por parte da Secretaria de Esportes pode ser um entrave para o pleno êxito dessas atividades. Todos sabemos que a frota municipal está sucateada e os veículos sem condições adequadas de uso causam transtornos aos munícipes que deles necessitam, sejam eles da área da Educação, Saúde ou do Esporte. Como o Secretário Clayton é atuante, preocupado com o bom desempenho de sua pasta, poderia por em prática a Lei nº 210 de 8 de Março de 1998, que dispõe sobre incentivo fiscal para a realização de projetos culturais, esportivos e assistenciais no âmbito do Município de Avaré e procurar a Osastur (Rápido Campinas) para a devida formalização da parceria para o transporte dos alunos inscritos, cujo valor poderá ser deduzido pela empresa quando do pagamento do ISS e IPTU. Vale a pena tentar, Clayton Macário! Sim, eis que, mesmo sendo o “Navega” uma iniciativa do Governo do Estado, o Município é parte integrante (principal) do projeto.

 

# Balneário Costa Azul Avaré: e-mail do leitor - I

Concordamos com tudo aquilo – apesar de as reclamações das entrevistadas Dona Benedita e Dona Darcy terem sido editadas e pra lá de resumidas – que o Tem Notícias (TV Tem Globo) levou ao ar na última sexta-feira, 06. Já a resposta do Secretário de Turismo Fernando Alonso para o repórter, foi a de sempre: uma explanação “politicamente correta” que não acrescentou nada de novo. Pediu paciência aos moradores. O Balneário Costa Azul, infelizmente, está completamente abandonado. A falta de funcionários para os serviços gerais são fatos incontestáveis, mas não pode servir de desculpa para todos os pedidos feitos pelos moradores aos devidos setores responsáveis: da retirada de lixo da esquina à galhada na rotatória; da implantação de lombadas em pontos estratégicos, inibindo a ação dos "apressadinhos" que colocam em risco a integridade física de transeuntes a cada final de semana, até à captura pelo centro de zoonose da cachorrada vadia, sem dono, que sujam ruas e calçadas com suas fezes e ainda espalham o lixo doméstico que os lixeiros "esqueceram" de levar, não antes de tentarem morder motoqueiros e ciclistas em trânsito ou avançarem em pessoas caminhando pelas ruas do bairro, principalmente idosos e crianças. Sem falar dos insistentes pedidos para instalação de banheiros químicos em locais de grande concentração de turistas e visitantes até a simples menção de substituição de lâmpadas queimadas (ou acesas 24 horas/dia) e, ainda, da necessária roçada e rastelamento da orla da praia que hoje está uma vergonha! Também do policiamento constante, da falta d’água em dias de grande ocupação do Balneário, das falhas nas obras do calçadão, da falta de um posto de Saúde, da... e por aí vai!

 

# Balneário Costa Azul Avaré: e-mail do leitor – II

Todo fim de semana com tempo aberto, sol intenso, é a mesma coisa: vândalos usando drogas à vontade, com seus sons estridentes, curtindo seus funk, reggaes, etc, particularmente na área da praia, danificando partes da lanchonete em construção, entortando placas colocadas pelos salva-vidas, agindo em atitudes de insultos para com pessoas que por ali circulam. Muitos urinam no meio da rua, uma vez que não tem mais por perto um banheiro químico. Os moradores das imediações reclamam da altura do som de dezenas de carros. É necessária a presença de uma viatura policial neste local, ainda mais se tratando de uma praia muito frequentada no verão. Há pessoas dirigindo em alta velocidade, embriagadas, motoqueiros sem capacetes empinando motos, menores na direção. Comenta o morador Sr. Paulo, que em consulta com o comando da Polícia Militar em Avaré, sobre a falta policiamento no Costa Azul, a alegação é sempre a mesma: excesso de serviço de escolta de presos. Uma medida terá que ser tomada; compete ao Secretário do Turismo oficiar ao comando de Sorocaba relatando os fatos e solicitar o aumento do efetivo da PM no Município. O que se presencia no Costa Azul é que muitos turistas vão embora com uma péssima imagem de Avaré. Existe naquele bairro uma base da Polícia Militar que dificilmente é usada; e sem ninguém para coibir, pequenos furtos em residências ocorrem diariamente. Outro ponto a questionar: e a Guarda Municipal, por onde anda?

 

 

Na próxima edição:

# Crime ambiental: pesca predatória em época de piracema é verificada no Costa Azul.

# Aquífero Guarani na área de Jurumirim pode fornecer água para abastecer São Paulo.

# Município tem leis em vigor que podem ser aplicadas e resolver o problema de terrenos sujos e abandonados na região da represa

# Coleta seletiva precisa ser implantada com urgência no Costa Azul

# Ruas do Costa Azul não tem CEP – Código de Endereçamento Postal. Assim a entrega de correspondência é deficiente


Notice: Undefined index: imagens in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 141

Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 188
OUTRAS NOTÍCIAS

veja também