Notice: Undefined index: POS_organiza_imagem in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/models/pageModel.php on line 488
Jornal O Avaré - Aeronave contendo o entorpecente foi abandonada em Itaí após pane.
Notice: Undefined index: css in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/0b356d4423b613eab73940b1fc0299123e751496.file.index.tpl.php on line 102

Aeronave contendo o entorpecente foi abandonada em Itaí após pane.


Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 84
4346 Jornal O Avaré 03/07/2014 08:26:42

 
 
 
Polícia investiga se droga achada em avião abandonado vinha do exterior
 
 
Hipótese de tráfico internacional foi levantada pela Polícia de Avaré .
 
 
 
 
 
 
 
A Polícia de Avaré (SP) investiga a possibilidade de que os 320 quilos de pasta base de cocaína encontrados dentro de um avião abandonado na zona rural de Itaí (SP) vinham de outro país. A aeronave fez um pouso forçado na noite de segunda-feira (30) devido a uma pane seca, isto é, falta de combustível. Caso seja confirmado o tráfico internacional, o inquérito será encaminhado à Polícia Federal.
 
 
 
Avião foi abandonada em uma plantação de batatas na Zona Rural de Itaí 
 
 
Avião foi abandonado em uma plantação na zonarural de Itaí .
 
 
 
De acordo com o delegado responsável pelo caso, Antônio de Pádua Pimenta Júnior, após a prisão dos tripulantes da aeronave de pequeno porte, que ocorreu no fim da tarde desta terça-feira (1º), a investigação irá apurar de onde o avião teria saído e qual seria o destino da droga. “Nós deduzimos que esse entorpecente não tinha como destino a região de Avaré. Realmente a aeronave teve uma pane e foi feito um pouso de emergência. Nós podemos, inclusive, deduzir que possa ser um caso de tráfico internacional. Possivelmente essa droga vinha de um país vizinho ao nosso.”
 
 
 
Os dois suspeitos de pilotar o bimotor, um piloto de 65 anos, morador de Brasília (DF), e um copiloto de 31 anos, morador de Cáceres (MT), foram presos na tarde de terça-feira (1°). A ficha criminal dos suspeitos será solicitada aos estados onde moram. Os dois foram autuados por tráfico e associação ao tráfico de drogas. Com eles foram apreendidos celulares, passaporte, dinheiro e um equipamento do avião que pode indicar qual rota eles fizeram. Eles foram transferidos ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Cerqueira César.
 
 
 
 
A polícia também investigará o envolvimento do dono da aeronave com o caso. Ele ainda não foi encontrado. O avião permanece no local da queda, mas apreendido pela polícia. Equipes da polícia manterão escolta até a remoção, que deve ser feita até sexta-feira (4). Possivelmente o avião será desmontado para passar pela rodovia e ser levado até o aeroporto de Avaré. A droga encontrada deve ser incinerada até quinta-feira (3), segundo a Polícia Civil.
 
 
 
A Comissão de Investigação de Acidentes Aeronáuticos - orgão da Aeronáutica -, vai realizar a investigação sobre as causas do acidente. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave está regular. A inspeção anual de manutenção e o certificado de aeronavegabilidade estão em dia.
 
 
 
Entenda o caso
 
 
A investigação começou na noite de segunda-feira (30), quando o avião foi encontrado abandonado em meio a uma plantação de batatas. Um funcionário da fazenda percorria a plantação para fazer irrigação e se deparou com o avião caído no local. De acordo com a Polícia Civil, o trem de pouso estava quebrado e a roda a uma distância de aproximadamente 100 metros de distância. A suspeita é que a aeronave tenha feito um pouso forçado no local por falta de gasolina.
 
 
 
Avião foi abandonada em uma plantação de batatas na Zona Rural de Itaí.Droga foi encontrada em dois compartimentos da
aeronave.
 
 
 
Quando a polícia foi verificar o avião, encontrou a droga. Além dos 270 kg de pasta base de cocaína que estavam no interior da aeronave, horas depois a polícia encontrou mais 50 kg da mesma droga em um compartimento na parte da frente do avião. Ninguém estava no interior da aeronave.
 
 
 
Os tripulantes foram localizados durante uma varredura envolvendo as polícias Militar e Civil. Os suspeitos ficaram escondidos no meio do mato por mais de 12 horas até que um deles foi visto por testemunhas. Os moradores do bairro rural suspeitaram de um desconhecido que pediu ajuda e avisaram a PM por telefone. Pouco tempo depois os policiais abordaram o homem perto do local. Segundo o tenente da PM Fabricio Ishikawa, ele teria passado a noite no bairro onde o avião fez o pouso forçado e tentava chegar à Rodovia Eduardo Saigh (SP-255) para pedir carona. “Esse indivíduo confessou que era tripulante do avião, e que levaria ao piloto. Foi constatado que eram apenas os dois que estavam no avião: um pilotaria a aeronave e o outro descarregaria a droga”, explica.
 
 
 
Mais de 300 quilos de pasta base de cocaína foram encontrados no avião.     (Foto: Divulgação / Polícia Civil de Avaré)
 
 


Notice: Undefined index: imagens in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 141

Notice: Undefined index: categoria in /home/storage/f/34/01/jornaloavare1/public_html/tmp/template/9a6592125d29176b982bc6caa38b759a6e3180d0.file.noticia.tpl.php on line 188
OUTRAS NOTÍCIAS

veja também